Economia & Mercado

Pets poluem igual a jatinhos, diz executivo de empresa de jatinhos

Divulgação
Segundo Patrick Hansen, da Luxaviation, um dos clientes da empresa gera cerca de 2,1 toneladas de CO₂ por ano, o mesmo que três gatos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 24/05/2023, às 10h25   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O  executivo-chefe da Luxaviation, empresa de jatos particulares, Patrick Hansen, rebateu as críticas feitas a sua indústria, que era um dos principais emissores de gases do efeito estufa. O CEO disse que os animais de estimação poluem tanto quanto ou mais que as aeronaves.

Em seu discurso na cúpula Negócios de Luxo do Financial Times, em Mônaco, Hansen disse que um dos clientes de sua empresa gera aproximadamente 2,1 toneladas de CO₂ por ano. O valor seria similar ao que produzem três gatos. Em seguida, um porta-voz corrigiu a declaração fora do palco dizendo que ele se referia a três cachorros.

Durante um painel de debate realizado na última terça-feira (23), Hassen disse que a indústria tem ciência da urgência de reduzir a emissão de carbono, mas os dados devem "ser colocados em perspectiva". Ele afirmou ainda que os voos privados "não vão desaparecer, porque fornecem um serviço de [economia de] tempo" para os ricos.

Hansen disse que usou dados divulgados por um livro de Mike Berners-Lee, um acadêmico britânico, chamado "How Bad Are Bananas" [Como as bananas são ruins]. Ele acrescentou que um gato doméstico é responsável por emitir 310 kg de carbono por ano, e um cachorro por 700 kg.

O autor do livro, Berners-Lee, revelou estar “surpreso e desapontado” por ter sido usado como referência. Ele disse ainda que os dados foram usados de maneira equivocada para “defender as falsas reivindicações ecológicas feitas pela Luxaviation". 

"A simples realidade é que as emissões de jatos particulares de luxo são muitas vezes maiores do que as dos voos comerciais padrão. Também não é razoável afirmar que os danos climáticos podem ser desfeitos pela chamada 'compensação'", acrescentou.

Segundo um relatório da Oxfam de 2022, os jatos particulares emitem ao menos dez vezes mais carbono que as companhias aéreas comerciais, o que significa que 1% da população mundial é responsável pela metade das emissões totais da indústria da aviação.

O documento da Oxfam conta com o apoio de um estudo feito pela Transport & Environment, uma ONG ligada à União Europeia. O trabalho indica que jatos particulares emitem de 5 a 14 vezes mais gases de efeito estufa por passageiro do que os voos comerciais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp