Economia & Mercado

Preço dos alimentos fecha o ano em queda pela primeira vez desde 2017; entenda

FOTO: ILUSTRAÇÃO / PIXABAY
Apesar disso, economista diz que os alimentos continuam mais caro do que antes da pandemia  |   Bnews - Divulgação FOTO: ILUSTRAÇÃO / PIXABAY

Publicado em 28/12/2023, às 14h02   Cadastrado por Maycol Douglas


FacebookTwitterWhatsApp

A desinflação global é um dos inúmeros fatores que tendem a fazer com que os valores dos alimentos caiam no ano de 2023, em uma situação que não se via desde 2017.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

De acordo com 'O Globo', o conjunto alimentação no domicílio está apresentando preços em média de 2,4% menores no total até novembro, é o que aponta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que vê de perto o custo dos produtos para famílias que ganham entre um e cinco salários mínimos.

Economistas estimam que a deflação é de pouco mais de 1%, com as carnes ficando 9,4% mais baratas, aves e ovos, 6,8% mais em conta. No ano, o INPC ficou, até novembro, em 3,1%, que é o menor valor desde 2017.

O IPCA, que é um gráfico bem mais amplo, corresponde às famílias com renda entre um e até 40 salários mínimos, o INPC acompanha os bens e serviços que esses familiares ganham menos que consomem.

Sendo assim, o INPC acaba funcionando como uma espécie de medidor do impacto da variação dos preços dos alimentos entre a população de menor renda, para a alimentação com maior peso no orçamento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp