Economia & Mercado

Revisão no Bolsa Família elimina familias do programa; entenda

Divulgação / MDAS
Governo Federal faz correção no Bolsa Família e tira milhões de famílias unipessoais do programa  |   Bnews - Divulgação Divulgação / MDAS
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 04/02/2024, às 18h30


FacebookTwitterWhatsApp

O governo Lula (PT) cortou várias pessoas do programa Bolsa Família. No caso, a gestão federal 'atacou' as famílias unipessoais. Desde o início da gestão uma revisão no Cadastro Único (CadÚnico) constatou que muitas pessoas estavam recebendo o benefício de forma irregular. Isso porque essas pessoas integravam uma família maior, mas diziam morar sozinhos.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Esse aumento no número de pessoas unipessoais aconteceu muito devido à mudança no programa feita durante o governo Bolsonaro (PL). À época, o governo mudou os critérios de distribuição do programa fazendo com que as famílias unipessoais desse um salto no Bolsa Família. Nessa época, a quantidade de pessoas nessa categoria saiu de 2,2 milhões de pessoas para 5,8 milhões.

O crescimento foi atrelado a criação do piso de R$ 600 para o Auxílio Brasil - nome do Bolsa Família na gestão Bolsonaro -, sem limitar o tamanho da família. Isso favoreceu o aumento das famílias unipessoais. De acordo com especialistas esse piso fez com que as familias se 'separassem' já que o valor aumentaria individualmete. O problema é que muitas familias fraudaram o programa usando esse critério, mas morava nomesmo endereço residencial. 

Com a revisão, 1,7 milhão de pessoas foram cortadas do programa. Vale lembrar que não há restrições, no Bolsa Família, para àquelas pessaos que moram sozinhas. O que é vetado de fato é dizer que mora só e divir a casa com o restante da família.

Assista ao Se7e da Matina da última sexta-feira (2):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp