Economia & Mercado

Saiba como e onde está o ex-iate milionário de Saddam Hussein

Divulgação / Getty Images
Ex-iate é um antigo palácio flutuante, com 120 metros de comprimento  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Getty Images
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 11/04/2024, às 10h02 - Atualizado às 10h29


FacebookTwitterWhatsApp

O Al-Mansur ("vitorioso", em árabe), um dos ex-iates  particulares de Saddam Hussein, já viveu dias glamourosos, mas, após o bombardeio sofrido em 2003, com a queda do ditador iraquiano, é só uma triste lembrança.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

A embarcação milionária virou sucata enferrujada e abandonada na confluência dos rios Tigre e Eufrates, que banham a cidade de Basra.

A informação trazida pela reportagem de o portal Uol descreve o Al-Mansur como um antigo palácio flutuante, com 120 metros de comprimento, talheres de prata e muitos mobiliários folheados a ouro, ficava ancorado no mar do Golfo Pérsico.

“Mas, semanas antes da invasão americana ao Iraque, Hussein ordenou que o iate fosse levado para Basra, através do rio Shatt al-Arab, para protegê-lo dos eminentes ataques. Não deu tempo. Localizado pelos aviões americanos quando navegava já nas proximidades da cidade, o Al-Mansur foi bombardeado três vezes. Mas não afundou. Começou, no entanto, a pegar fogo, e em seguida a inclinar, até que deitou sobre o rio, de onde nunca mais saiu”, relembra a reportagem.

Vale ressaltar que quase tudo foi roubado do ex-iate milionário após a prisão do ditador e, até mesmo pedaços de aço do casco foram cortados e vendidos como sucata.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp