Economia & Mercado

Saiba como está o mercado do ensino técnico profissionalizante no Brasil

Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Número de matrículas no ensino técnico profissionalizante no Brasil aumentou 12%  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 06/03/2024, às 12h29 - Atualizado às 12h32


FacebookTwitterWhatsApp

O número de matrículas no ensino técnico profissionalizante no Brasil aumentou 12%, segundo dados do Censo Escolar 2023 divulgados recentemente. O crescimento foi de 2.152.506 matrículas, em 2022, para 2.413.825 no ano passado no ensino técnico profissionalizante.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Nesse cenário, a Sigbol escola de moda projeta crescer 50% em número de novos alunos até o final do ano para os mais de 60 cursos oferecidos em sua grade profissionalizante.

“Os jovens estão cada vez mais próximos do setor têxtil. A maioria deles quer investir em uma carreira de modelista, que é um dos gargalos do segmento no Brasil, enquanto outros pretendem investir em sua própria marca de roupas.”, conta Aluízio de Freitas, diretor da Sigbol.

De acordo com levantamento da Escola de Moda, pessoas entre 19 e 25 anos já representam 17% dos alunos matriculados, enquanto aqueles com idades de 11 a 17 anos são 6%. 

Do total de alunos, 65% cursam corte e costura sob medida ou industrial, 15% desenho de moda e 5% visual merchandising, dados que corroboram para a pesquisa recém-divulgada. 

Os cursos da empresa, que abrangem da costura ao estilismo, têm início imediato e os alunos não precisam aguardar a formação de turmas, o que possibilita que matrículas sejam realizadas durante todo o ano. 

Os materiais didáticos, além de próprios e exclusivos, são atualizados regularmente, enquanto as salas de aula, além de confortáveis e personalizadas, são equipadas com diversas máquinas de costura e materiais de confecção, possibilitando que os alunos tirem o maior proveito possível das aulas.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp