Economia & Mercado

Saiba como planejar troca do automóvel em 2024 sem precisar de financiamento aprovado

Divulgação
Consórcio de automóvel cresceu mais de 27% em 2023 e tem se destacado no segmento  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 27/02/2024, às 09h23 - Atualizado às 09h30


FacebookTwitterWhatsApp

O sonho de trocar de carro faz parte da lista de desejos de muitos brasileiros, porém, com o cenário econômico atual, esse sonho tem ficado um pouco de lado. Os altos valores e a dificuldade de financiar um automóvel estão entre as principais queixas dos motoristas. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Mas nem tudo está perdido, com todo esse cenário, o consórcio tem ganhado força. Prova disso, são os dados da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), que revelaram que, em 2023, foram vendidas 1,7 milhão de cotas do consórcio de automóveis. 

Outra boa notícia é que especialistas acreditam que, esse ano, o valor dos automóveis sofra uma queda, portanto, essa é a hora de iniciar o planejamento para poder trocar o carro. 

E, como todo bom plano, alguns quesitos precisam ser levados em consideração, tais como: definir o orçamento limite das parcelas, escolher modelos que atendam às suas necessidades e procurar uma administradora de consórcio cadastrada na ABAC para dar o empurrão que faltava. 

A Âncora Consórcios é uma delas e já está no mercado há mais de 35 anos e tem muita experiência no segmento. Em 2023 foram, aproximadamente, 20 mil cotas de automóveis vendidas e cerca de 4 mil pessoas contempladas. Para 2024, a empresa tem expectativa que esse número aumente.

“Estamos vendo o cenário de consórcio automotivo crescer a cada ano e, com a queda dos valores dos automóveis, temos certeza que muitos brasileiros estarão mais perto de realizar os sonhos por meio de um consórcio seguro”, explica Márcio Massani, diretor comercial da Âncora. 

O executivo ainda ressalta que, na Âncora, os grupos de automóveis podem ser encontrados com parcelas a partir de R$ 420,36, o que ajuda muitas pessoas a programarem a compra ou troca de um novo carro sem se endividar. 

Como funciona o consórcio?  

Algumas pessoas ainda têm dúvidas com relação ao funcionamento do consórcio, mas ele é bem simples. “De maneira simplificada, são grupos de pessoas que se reúnem para uma finalidade comum, como, por exemplo, compra de automóveis. Cada consorciado paga uma parcela mensal. Assim, todos os meses o consorciado concorre com a sua cota para ser sorteado pela loteria federal e/ou também pode dar um lance para tentar "arrematar" o seu bem”, esclarece Massani.

Ele também salienta que é importante lembrar que, mesmo após a contemplação, é necessário continuar pagando as parcelas restantes uma vez que o consórcio apenas antecipa a possibilidade de adquirir o automóvel mais cedo.

“O consórcio oferece também outras vantagens: não necessita de entrada e não tem juros, facilitando assim o controle financeiro e o planejamento para troca de automóvel”, arremata.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp