Economia & Mercado

Secretário da Fazenda diz que aumento do ICMS compensa erosão da base de arrecadação na Bahia

Carol Garcia / GOVBA
Gestor estadual afirmou que a Bahia está conseguindo reduzir despesas públicas  |   Bnews - Divulgação Carol Garcia / GOVBA

Publicado em 23/04/2024, às 12h20 - Atualizado às 12h28   Verônica Macêdo e Daniel Serrano


FacebookTwitterWhatsApp

No único deste mês, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) teve aumento de 4% para 20,5%, na Bahia. Em entrevista para o BNews, o secretário da Fazenda do Governo, Manoel Vitório explicou o motivo da alta do tributo.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

“A Bahia, em relação à economia, ao ICMS de outros Estados..., foi o Estado que mais cresceu no ano passado, só que esse crescimento foi abaixo da inflação porque nós estamos tendo uma erosão da nossa base de arrecadação”.

E continuou ao explicar essa erosão: “Recentemente, o STF decidiu por uma redução na alíquota de cobrança de energia elétrica, no final do governo Bolsonaro houve uma modificação total na tributação de combustíveis. Tudo isso vai erodindo, diminuindo muito nossa base de arrecadação e diminuindo, por conta disso, a nossa arrecadação. Então, esse ajuste foi para tentar compensar, em parte, essa defasagem... que a gente está tendo, e muito disso a gente está conseguindo, no nosso programa de qualificação de gastos públicos, a redução de despesas”.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp