Economia & Mercado

S&P eleva nota de crédito do Brasil de BB- para BB

Lucas Miranda/Pixabay
Nota de crédito brasileira segue dois degraus abaixo do chamado grau de investimento  |   Bnews - Divulgação Lucas Miranda/Pixabay

Publicado em 19/12/2023, às 19h02   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

A agência de classificação de risco S&P Global Ratings elevou, nesta terça-feira (19), a nota de crédito do Brasil de BB- para BB.

A nova classificação ainda indica uma posição de "grau especulativo". Com isso, o país ainda enfrenta incertezas em relação a condições financeiras, mas a subida de nota agora coloca o país a dois degraus do "grau de investimento".

Para a S&P, a aprovação da reforma tributária brasileira e melhores perspectivas de crescimento econômico foram pontos positivos no cenário brasileiro. Por outro lado, a agência destaca que o déficit nas contas públicas segue elevado, e passa por correção muito gradual.

"A perspectiva estável (da nota) reflete nossa expectativa de que o Brasil manterá uma posição externa forte, graças à forte produção de commodities e às necessidades limitadas de financiamento externo", diz a agência.

Ainda segundo a agência, a estrutura institucional do Brasil pode “sustentar a formulação de políticas estáveis ​​e pragmáticas, com base em amplos freios e contrapesos nos poderes executivo, legislativo e judiciário do governo”.

No entanto, a S&P alerta que poderá diminuir a nota, também nos próximos dois anos, se o país não implementar corretamente as medidas, levando a uma deterioração fiscal e aumento da dívida. Estima ainda que a economia brasileira cresça quase 3% em 2023. Para 2024, a perspectiva é de desaceleração no PIB fechando o ano em 1,5%. Para 2025 e 2026, a agência estima uma recuperação, fechando os dois anos em 2%.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp