Cidades

Bahia ocupa segundo lugar em geração de energia eólica do país

Divulgação
A Bahia possui, somente no setor eólico, 156 parques em operação (3.927 MW)  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 28/05/2019, às 18h06   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Bahia é responsável por 26% da capacidade instalada de energia eólica do país, o que a coloca em segundo lugar no ranking de geração desse tipo de energia. A informação foi divulgada pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), João Leão, na abertura da Bahia Farm Show, nesta terça-feira (28). Nos últimos dez anos, o Estado assumiu o protagonismo nacional no segmento de renováveis. 

“Na última década, a Bahia organizou um parque industrial voltado para produção de equipamentos, consolidando esta terra como principal polo nacional na fabricação de componentes e criando empregos qualificados para as indústrias. Além disso, implantou parques pelo sertão, onde se localiza grande parte do potencial do estado, levando desenvolvimento econômico ao interior, com arredamento de terras, movimentação econômica e compatibilização com a geração de energia limpa”, apontou Leão. 

A Bahia possui, somente no setor eólico, 156 parques em operação (3.927 MW), com R$ 15,1 bilhões investidos e mais de 58 mil empregos gerados. Estão em construção 38 parques (562 MW) e 47 (962 MW) ainda serão construídos. Para eles, estão previstos investimentos de R$ 6,9 bilhões e a geração de 22,8 mil empregos diretos e indiretos.

O Informe Executivo de Energias Renováveis de maio mostrou que 24 municípios baianos são beneficiados pelos parques eólicos: Brotas de Macaúbas, Sobradinho, Guanambi, Igaporã, Caetité, Sento Sé, Morro do Chapéu, Cafarnaum, Pindaí, Campo Formoso, Gentio do Ouro, Bonito, Casa Nova, Mulungu do Morro, Brumado, Dom Basílio, Xique-Xique, Umburanas, Várzea Nova, Ourolândia, Riacho de Santana, Licínio de Almeida, Urandi e Souto Soares.

No Brasil, os ventos são o segundo recurso mais utilizado para a geração de energia elétrica. Segundo dados da ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica), são mais de 15 mil MW de capacidade instalada. Os 612 parques eólicos presentes no país estão espalhados por 12 estados, com mais de 15 mil MW de capacidade instalada. O Nordeste abocanha 86% deles e a Bahia é responsável por 26%, ocupando o segundo lugar no ranking de geração. 

Segundo a SDE, a perspectiva é passar o Rio Grande do Norte ainda este ano e assumir a liderança. Em número de parques e em comercialização nos leilões de energia, a Bahia já lidera o segmento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp