Cidades

Estaleiro Enseada faz primeiro embarque e inicia operação como terminal portuário

Divulgação/Ascom
A partir de agora, o Estaleiro Enseada inicia a operação do terminal especializado em minério de ferro, que será o principal mote da retomada econômica  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Ascom

Publicado em 31/07/2020, às 16h48   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Estaleiro Enseada do Paraguaçu, localizado em Maragogipe, recôncavo baiano, deu início nesta sexta-feira (31) à primeira operação de exportação de minério de ferro do terminal da empresa em São Roque do Paraguaçu. 

O navio Star Athena atracou no terminal do estaleiro para o primeiro embarque de minério de ferro da Brazil Iron, que produz no município de Piatã, na região da Chapada Diamantina.

A partir de agora, o Estaleiro Enseada inicia a operação do terminal especializado em minério de ferro, que será o principal mote da retomada econômica. Além dela estão ainda a área industrial e a construção de navios.

O estaleiro já foi contratado para a construção de duas embarcações porta-contâineres, que serão utilizados para o transporte de cabotagem em 2021. Paralisado por cancelamentos de projetos e desde outubro de 2019 em recuperação judicial, o estaleiro agora ganha fôlego com a construção desses dois navios, que tem previsão de gerar 750 empregos

O serviço de logísticca inclui ainda a exportação de minério de ferro da Bamin, empresan que já fez parceria com o Estaleiro.

A retomada das operaçoes contou com o apoio do Governo do Estado. Em contato com o Bahia Econômica, o secretário da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, ressalta o esforço do governo para reativar um ponto importante para a exportação de minérios no estado.

“É muito importante para a Bahia que o Estaleiro Enseada passe a atuar como terminal portuário, constituindo-se em mais uma alternativa para a exportação de minérios, uma área em que a Bahia tem enorme potencial. Além disso, a retomada das operações era um objetivo do governo do Estado para recuperar os negócios em uma área que estava sofrendo economicamente com o encerramento das atividades da empresa”, disse o secretário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags