Brasil

Justiça impede INSS de bloquear auxílio-doença sem nova perícia médica

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Outra decisão transitada em julgado já determinava precedentes de manutenção do benefício  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 26/07/2021, às 17h19   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região determinou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mantenha o pagamento do auxílio-doença para beneficiários que não realizaram nova perícia médica. Outra decisão transitada em julgado já determinava precedentes de manutenção do benefício. 

De acordo com informações do IG, o desembargador Newton De Lucca contrariou a decisão da primeira instância, proferida pela Vara Única de Nuporanga (SP). Segundo o juiz, só é possível rever o benefício administrativamente após novos exames. 

"Deve ser mantido o auxílio-doença concedido em sentença enquanto perdurar a incapacidade, devendo ser comprovada mediante perícia médica", disse De Lucca, em sua sentença. 

Ainda de acordo com o site, com a decisão, o INSS deverá manter os pagamentos do auxílio-doença à segurada até a realização de nova perícia médica. No entanto, devido à pandemia, o agendamento de perícias está retomando lentamente, o que poderá gerar demora para a realização de exames médicos trabalhistas. 

Matérias relacionadas:

INSS e Dataprev desenvolvem sistema pra concessão de pensão por morte

Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória a partir desta terça

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp