Coronavírus

Atividade econômica tem queda de 1,95% no primeiro trimestre

Divulgação
Resultado deve-se aos efeitos da pandemia de covid-19   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 15/05/2020, às 10h03   Agência Brasil


FacebookTwitterWhatsApp

Com os efeitos da pandemia de covid-19, a atividade econômica registrou queda no primeiro trimestre neste ano. É o que mostra o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado hoje (15) pelo Banco Central (BC).

No primeiro trimestre, comparado ao período anterior (outubro, novembro, dezembro de 2019), o índice apresentou queda de 1,95%, segundo dados dessazonalizados (ajustados para o período). Já na comparação do primeiro trimestre deste ano com o mesmo período de 2019, a queda ficou em 0,28%.

Em março, mês do início de medidas de isolamento social necessárias para o enfrentamento da pandemia, houve recuo de 5,90%, na comparação com fevereiro. Esse foi o pior resultado mensal desde o início da série histórica, em janeiro de 2003. Em relação a março de 2019, a queda chegou a 1,52%.

Em 12 meses terminados em março de 2020, houve expansão de 0,75%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

O índice foi criado pelo BC para tentar antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica. Mas o indicador oficial da economia é o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp