Coronavírus

Bolsonaro sanciona com vetos lei de créditos para micro e pequenas empresas durante pandemia

Marcelo Camargo/Agência Brasil
A publicação referente ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte consta do Diário Oficial da União desta terça (19)  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 19/05/2020, às 08h34   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da República  Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou, com vetos, a lei que institui linha de crédito para micro e pequenas empresas durante a pandemia do novo coronavírus. A publicação consta na edição desta terça-feira (19) do Diário Oficial da União.

A linha de crédito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) será de até 30% da receita bruta anual da empresa beneficiada, com base no exercício de 2019.

De acordo com informações do portal UOL, Bolsonaro vetou dois pontos do projeto. O primeiro item diz respeito à carência de oito meses para o pagamento do empréstimo, e o segundo  à prorrogação, por 180 dias, dos prazos para pagamento de parcelamentos da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

A lei já entra em vigor com a sanção presidencial, mas os vetos serão analisados pelo Congresso, que tem poder para derrubá-los. O Pronampe é destinado às microempresas - com faturamento bruto anual de até R$ 360 mil -, e empresas de pequeno porte, cujo faturamento anual é de até R$ 4,8 milhões.

O prazo total para o pagamento é de 36 meses. Todas as instituições financeiras públicas e privadas autorizadas a funcionar pelo Banco Central poderão conceder a linha de crédito.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp