Coronavírus

Brasil fica fora de coalizão mundial para planejar reconstrução econômica pós-pandemia

Carolina Antunes/PR
Governo brasileiro não está na lista do "Evento de Alto Nível sobre Financiamento para o Desenvolvimento na Era da Covid-19", que conta com 50 países e entidades internacionais  |   Bnews - Divulgação Carolina Antunes/PR

Publicado em 28/05/2020, às 12h06   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governo brasileiro não faz parte de uma lista composta por mais de 50 países, e entidades internacionais, que se reunirão nesta quinta-feira (28) para debater uma estratégia para  recuperação sustentável do mundo pós-pandemia.

De acordo com o colunista do portal UOL, Jamil Chade, o evento comandado pela Organização das Nações Unidas (ONU) será liderado pelo primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e pelo premiê da Jamaica, Andrew Holness. 

Banco Mundial, FMI e outras instituições também estarão presentes. Países como Argentina, Haiti, Costa Rica e Colômbia, além da UE, França, Alemanha, Japão e Reino Unido devem participar das discussões. 

O chamado "Evento de Alto Nível sobre Financiamento para o Desenvolvimento na Era da Covid-19" tem como objetivo pensar na recuperação da economia global, com base em novos pilares e maior foco em questões de justiça social e clima. 

De acordo com a publicação, trata-se de uma iniciativa conjunta para acelerara resposta global aos significativos impactos econômicos e humanos do novo coronavírus, e avançar soluções concretas para a emergência do desenvolvimento.

Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro não participou da Assembleia Mundial da Saúde, espaço ocupado pela Colômbia e Paraguai. O Brasil também ficou de fora de uma aliança internacional para o desenvolvimento de uma vacina para a covid-19. Contudo, o governo avaliar como embarcar na empreitada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp