Coronavírus

Feiras livres e mercados populares devem se adequar às novas regras de saúde para o enfrentamento ao coronavírus

Ascom/ Prefeitura de Cruz das Almas
O governo estadual lançou a campanha Viva a Feira, que irá apoiar esse tipo de comércio que tem um papel importante na economia dos municípios   |   Bnews - Divulgação Ascom/ Prefeitura de Cruz das Almas

Publicado em 30/05/2020, às 18h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

As feiras livres, orgânicas, agroecológicas e mercados municipais terão que se adequar às normas de saúde recomendadas para o enfrentamento ao coronavírus. Para isso, o governo estadual lançou a campanha Viva a Feira. A iniciativa irá apoiar esse tipo de comércio que tem um papel importante na economia dos municípios e gera emprego e renda para agricultores familiares. 

A campanha oferecerá “kits feirantes”, que contém máscaras de proteção, gorros, aventais, frascos de álcool em gel e folhetos que explicam a ação e informam os cuidados que os vendedores precisam adotar nas feiras livres com a higienização dos alimentos e os cuidados de higiene pessoais. 

A adoção de boas práticas de higiene e de distanciamento social por parte dos feirantes e dos agricultores familiares são alguns dos cuidados que precisam ser utilizados para que o abastecimento seja sempre regular e o consumo de alimentos saudáveis seja garantido. 

O Viva a Feira é uma estratégia da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) para permitir que as feiras livres e mercados municipais funcionem corretamente na nova realidade criada pela pandemia de coronavírus. Inicialmente, dez municípios com maior índice de contaminação pela Covid-19 receberão as ações do projeto.

Jequié, por exemplo, recebeu a doação de 120 barracas padronizadas, cinco mil máscaras e 2.500 luvas. Também estão na lista os municípios de Uruçuca, Itabuna, Ipiaú, Ilhéus, Salvador, Buerarema, Coaraci, Itajuípe e Lauro de Freitas. 

Ainda terão prioridade as cidades já apoiadas pela SDR/ Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com a reforma ou construção de mercados municipais e entrega de barracas de feiras livres. A lista dos municípios que já receberam as barracas padronizadas de zinco galvanizado está no site www.car.ba.gov.br

“A secretaria tem recuperado e reconstruído mercados municipais e feiras de mais 50 municípios e vamos continuar com essa ação para que a readequação das feiras tornem cada vez mais um espaço agradável de comercialização da agricultura familiar, aliado a isso queremos adequar a nossa nova realidade, diante da pandemia, para que tanto o consumidor quanto o agricultor tenha condições sanitárias adequadas”, afirmou o secretário da SDR, Josias Gomes.

Os municípios que participarem da campanha precisam colocar as feiras livres em locais arejados e limpos, além de disponibilizar pias com água encanada para ser acionada ao pisar em um botão instalado no chão. Também deverão organizar junto com os feirantes as barracas, deixando uma distância mínima de três metros entre elas, e disponibilizar funcionários para ordenar o público para evitar aglomerações.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp