Coronavírus

Cinco lojas são interditadas em shoppings de Salvador no primeiro fim de semana pós-reabertura

Bruno Concha/Secom
Sete lojas foram notificadas para adequação  |   Bnews - Divulgação Bruno Concha/Secom

Publicado em 27/07/2020, às 14h18   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

No primeiro fim de semana após a reabertura de shoppings e centros comerciais em Salvador, cinco lojas foram interditas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e sete foram notificadas para adequação ao protocolo de funcionamento após vistoria realizada pela Sedur.

De acordo com a secretária, foram interditadas cinco lojas de serviços estéticos que estavam abertas, embora não tivessem sido contempladas na primeira fase do plano de reabertura. A Sedur informou que foram vistoriados 4.345 lojas e 286 quiosques nos shoppings: Barra, da Bahia, Center Lapa, Itaigara, Paseo, Tri Center, Bela Vista, Paralela, da Gente, Salvador Norte, da Cidade, Piedade, Sumaré, Imbuí Plaza e Salvador Shopping.

Reabertos para atendimento presencial desde a última sexta-feira (24), os shoppings e centros comerciais precisam seguir regras, como o uso obrigatório de máscaras, higienizar ambientes e produtos e estabelecer a limitação de uma pessoa a cada nove metros quadrados em áreas comuns.

Plano Retomada Salvador:

O plano Retomada Salvador realizado pela prefeitura e pelo governo do estado determina protocolos e critérios para reabertura do comércio na cidade. Foram determinadas fases e o principal indicador utilizado é a ocupação dos leitos de UTI exclusivos para covid-19.

Na fase 1, foram liberados para retomar as atividades quando a taxa de ocupação for menor que 75% durante cinco dias: Shoppings, centros comerciais, comércio de rua acima de 200 metros quadrados, templos religiosos, igrejas e  drive-in.

Na fase 2, estarão liberados para retomar as atividades quando a taxa de ocupação for menor que 70% durante cinco dias: Academias de ginástica, barbearias, salões de beleza, centros culturais, museus e galerias de arte, lanchonete, bares e restaurantes.

Na fase 3, estarão liberados para retomar as atividades quando a taxa de ocupação for menor que 60% durante cinco dias: Parques de diversões, parques temáticos, teatros, cinemas, casas de espetáculos, clubes sociais, recreativos e esportivos, centros de convenções e convenções.

Para shoppings centers e centros comerciais foram determinadas regras específicas. O funcionamento ocorrerá de segunda a sábado, das 12h às 20h; as praças de alimentação estarão fechadas [fazem parte da fase 2], uso de máscara e distanciamento social, testagem inicial e a cada 21 dias, conforme determinado por protocolo da vigilância epidemiológica.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp