Coronavírus

Previsão para o PIB 2020 melhora e tombo é estimado em 5,62%

Antonio Cruz/ Agência Brasil
É a sexta semana seguida de melhora na projeção para a atividade econômica  |   Bnews - Divulgação Antonio Cruz/ Agência Brasil

Publicado em 10/08/2020, às 08h52   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Economistas do mercado financeiro reduziram a previsão para o tombo Produto Interno Bruto (PIB) de 2020, revisando a estimativa de uma redução de 5,66% para 5,62%. É a sexta semana seguida de melhora do indicador.

A projeção faz parte do boletim de mercado, conhecido como relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira (10) pelo Banco Central. Os dados foram levantados na semana passada em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.

A expectativa para o nível de atividade foi feita em meio à pandemia do novo coronavírus, que tem derrubado a economia mundial e colocado o mundo no caminho de uma recessão. Nas últimas semanas, porém, indicadores têm mostrado o início de uma retomada da economia brasileira.

No mês passado, o governo brasileiro manteve a expectativa de queda de 4,7% para o PIB de 2020. O Banco Mundial prevê uma queda de 8% no PIB brasileiro e o Fundo Monetário Internacional (FMI) estima um tombo de 9,1% em 2020.

Em 2019, segundo dados do IBGE, o PIB cresceu 1,1%. Foi o desempenho mais fraco em três anos. Nos três primeiros meses de 2020, foi registrada uma retração de 1,5% na economia brasileira. Para 2021, a expectativa do mercado financeiro de crescimento do PIB foi mantida em 3,50%.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp