Coronavírus

Empresas de turismo e hotelaria pedem flexibilização das medidas restritivas: ‘que turista virá à BA ficar isolado?’

Vagner Souza/ BNews
Eles pedem que o horário de funcionamento dos bares e restaurantes seja ampliado para 23h30  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/ BNews

Publicado em 04/03/2021, às 21h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Empresas da área de turismo e hotelaria do estado criticaram o toque de recolher o lockdown parcial impostos pelo governo baiano e pela prefeitura de Salvador. Em uma nota pública, a federação que representa a categoria reclamou das consequências da prorrogação das medidas, que devem afastar turistas e prejudicar a economia e a geração de empregos.

“As medidas impostas que foram prorrogadas uma até 08.03.2021 [lockdown parcial] e as demais até 30.03.2021 [toque de recolher], atingem 90% da Categoria de Alimentação, mormente aos Bares, Restaurantes e Similares, porquanto foram limitados ao funcionamento até às 18hs. Quanto aos hotéis, este setor está estagnado com taxa de ocupação abaixo de 20%. Perguntamos que turista virá à Bahia, para ficar isolado dentro de um empreendimento à noite, sem local para sair e jantar? Sem fazer um passeio turístico e ir à uma praia? Nenhum”, destacou a Federação Baiana de Turismo e Hospitalidade do Estado da Bahia (Fetur-BA).

A entidade diz que o turismo é o maior empregador depois do agronegócio, com mais de 50 mil empresas gerando 200 mil empregos diretos e 750 mil indiretos. Ela aponta que mais de 80 mil colaboradores perderam o emprego desde o início da epidemia e estes números vão crescer. Contabiliza ainda que 40% dos bares e restaurantes fecharam as portas no estado.

“Nós, empresários, representantes da Categoria Econômica de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, estamos sendo sacrificados como se fossemos os vilões, pela disseminação do vírus (Covid). Ao contrário, todos os empresários [...] investiram em equipamentos e implementaram medidas de segurança, limitando quantidade de público, visando o afastamento social, seguindo com todos os protocolos sanitários porque têm a certeza que agindo assim estão contribuindo de forma correta e segura no bem estar da humanidade”, acrescentou a Fetur-BA.

Os empresários pedem que o horário de funcionamento dos bares e restaurantes seja ampliado para 23h30, pois muitos só funcionam à noite, e a implementação de um plano de recuperação e planejamento para a categoria, entre outros pontos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp