Economia & Mercado

Sócio da Salvador Investimento, braço da XP na Bahia, explica como investir e programar o futuro com segurança financeira

Fábio Lima / BNews
Vinicius Assis deu dicas de investimento e falou sobre o papel de uma corretora  |   Bnews - Divulgação Fábio Lima / BNews

Publicado em 10/09/2018, às 14h18   Caroline Gois e Juliana Nobre


FacebookTwitterWhatsApp

Como guardar dinheiro? O que é Fundo de Investimento? Poupança rende mesmo? Corretora é o quê? Vale investir no Tesouro Direto? Estes e outros questionamentos têm sido cada vez mais frequentes entre homens e mulheres, sejam jovens ou pessoas de meia idade e de qualquer classe social. A preocupação com o futuro e as formas de ‘guardar’ dinheiro ganham cada vez mais espaço no Brasil, cuja cultura há uma década era tão somente focada na Poupança.

Mas, há 16 anos no mercado financeiro, a XP Investimento aporta na Bahia com a corretora Salvador Investimento para somar à clientela de mais de 350 mil clientes ativos em todo o país. Quebrando vícios e esclarecendo sobre finanças e administração do próprio dinheiro, o sócio da Salvador Investimento, Vinicius Assis, esteve na redação do BNews e tirou dúvidas sobre o assunto.

“Investimento é você realmente começar a pensar na aposentadoria, que é o que o brasileiro normalmente busca. Antigamente, a gente tinha uma taxa de juros muito alta no país, o que era o paraíso para os rentistas. As pessoas que tinham muito dinheiro conseguiam viver tranquilas e não inseriam dinheiro na economia, isso atrapalhava o giro na economia. Hoje, a gente tem uma taxa de juros de 6,5%, com IPCA de 4,19%, ou seja, um ganho real muito pequeno – O investidor hoje precisa poupar mais e buscar investimentos mais qualificados para não precisar ter que trabalhar até o fim da vida....”, explicou Assis.

Segundo ele, “o que fazemos não chega a ser o inverso da poupança, já que também é um investimento. Hoje, 98% da população já tem dinheiro em banco. Estados Unidos, que está na nossa frente, cerca de cinco a dez anos, é exatamente o contrário.  98% do dinheiro está nas corretoras independentes e apenas 2% da população deixa o dinheiro em banco. Na XP você consegue ter uma plataforma aberta. O que significa uma plataforma aberta? Ela faz um link entre o mercado financeiro e o investidor.  Uma questão importante é a questão da segurança. Todo mundo tem medo hoje de deixar dinheiro em uma corretora por conta da segurança”.

Assis explica ainda que se a pessoa tem um milhão de reais e coloca em uma corretora, há uma maior proteção do investimento. “Quando você está uma plataforma aberta você pode ter 250 mil em cada banco. Você está mais protegido. A XP não fica com seu recurso. Ela só faz a intermediação com outros bancos e com o mercado financeiro. O banco que fica com seu dinheiro”.

Uma das grandes dúvidas de quem quer investir, atualmente, é com relação ao Fundo de Investimento. Para Assis, este é “o queridinho dos investidores”. “Não é banco. Ele é um gestor, mas o recurso que você aplica naquele fundo fica num banco de investimentos. Quais bancos: J.P. Morgan, que é um dos maiores bancos do mundo, ou mesmo Citibank e até Itaú, aqui no Brasil. Então você tem todo o seu recurso protegido em um dos maiores bancos do mundo com um gestor extremamente qualificado, fazendo seu dinheiro render.

Como usar a XP Investimentos
A XP nasceu para transformar o jeito que o brasileiro lida com investimentos. Focando no ensino simples e descomplicado, a corretora coloca à disposição do investidor especialistas no assunto. Independente do perfil do cliente, a XP Investimentos possui conteúdo, especialistas e plataformas reconhecidas para ajudar a investir melhor. A contratação da XP é gratuita. Veja o vídeo abaixo:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp