Economia & Mercado

Assessor econômico de Bolsonaro, Paulo Guedes quer recriar imposto nos moldes da CPMF

Ana Carolina Fernandes/Folhapress
Outra ideia do economista é eliminar a contribuição patronal para a previdência, que incide sobre a folha de salário.   |   Bnews - Divulgação Ana Carolina Fernandes/Folhapress

Publicado em 19/09/2018, às 06h32   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O economista Paulo Guedes, cotado para ser o ministro da Fazenda em eventual governo Jair Bolsonaro, deu detalhe sobre o pacote tributário que pretende implantar em caso de o candidato do PSL ser eleito. O assessor para assuntos econômicos fez palestra nesta terça-feira (18) para uma plateia restrita reunida pela GPS Investimentos.

De acordo com publicação da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, Paulo Guedes quer recriar um imposto nos moldes da CPMF, que incide sobre movimentação financeira, pretende criar uma alíquota única do Imposto de Renda de 20% para pessoas físicas e jurídicas, e aplicar a mesma taxa na tributação da distribuição de lucros e dividendos.

Outra ideia do economista é eliminar a contribuição patronal para a previdência, que incide sobre a folha de salário.

Paulo Guedes também disse que conta com o auxílio do também economista Marcos Cintra. Ao jornal paulista, Cintra confirma o teor das propostas e diz estar finalizando o projeto de reforma tributária. O novo imposto sobre movimentações financeiras se chamaria CP (Contribuição Previdenciária) e seria destinado a financiar o INSS.

Segundo ele, a equipe defende o modelo de capitalização para a Previdência. O atual, no entanto, seguiria existindo paralelamente. Para garantir a sua solvência, seria criada a contribuição.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags