Economia & Mercado

Petrobras recupera posto de 2ª maior empresa em valor de mercado e supera a Ambev

Carta Capital
A Ambev, cujas ações recuaram 1,2 por cento no pregão, viu sua capitalização bursátil recuar a 290,6 bilhões de reais  |   Bnews - Divulgação Carta Capital

Publicado em 28/09/2018, às 06h25   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após forte alta das ações nesta quinta-feira, a Petrobras superou a fabricante de bebidas Ambev e tornou-se a segunda maior empresa brasileira listada em bolsa, reforçando a trajetória de recuperação da outrora maior empresa do país. A informação é do site da Exame.

Segundo a publicação, depois de alta de mais de 6% das ações preferenciais e de 4,9 por cento dos papéis com direito a voto, o valor de mercado da petroleira atingiu cerca de 306 bilhões de reais.

A Ambev, cujas ações recuaram 1,2 por cento no pregão, viu sua capitalização bursátil recuar a 290,6 bilhões de reais. A mineradora Vale, que na semana passada havia tomado da Ambev a posição de maior empresa da bolsa paulista, fechou esta quinta-feira valendo aproximadamente 314 bilhões de reais.

Salto nas ações
O salto das ações da Petrobras aconteceu no dia em que a empresa anunciou acordo no qual pagará 853,2 milhões de dólares para encerrar investigações nos Estados Unidos por eventuais irregularidades nos balanços de 2003 a 2012, como consequência dos casos de corrupção identificados pela operação Lava Jato. 

“Hoje, por conta dessa decisão, as ações da Petrobras subiram mais de 7 por cento. Por conta disso, a empresa superou 300 bilhões de reais de valor de mercado”, disse o presidente da Petrobras, Ivan Monteiro, na cerimônia de encerramento da conferência Rio Oil & Gas.

A agência de classificação de risco Moody’s avaliou que o montante envolvido no acordo foi “significativamente” menor do esperado, o que é positivo para a empresa.

Desde 30 de maio de 2016, o valor de mercado da Petrobras subiu 157 por cento. A data marca um momento importante da administração da empresa, quando Pedro Parente assumiu a presidência da companhia. As informações são da Exame.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp