Economia & Mercado

Intenção de consumo das famílias soteropolitanas atinge melhor número desde 2015

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Segundo assessor econômico da Fecomércio-BA, o quadro projetado ainda é de incertezas  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Publicado em 20/01/2019, às 05h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A primeira pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do ano, apurada pela CNC e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), alcançou seu melhor resultado desde 2015 –  chegando a 98 pontos. Segundo o estudo, as famílias soteropolitanas estão mais confiantes, principalmente no subíndice Perspectiva Profissional – que apresentou um crescimento de 18% em relação a janeiro de 2018.

Apesar de ainda estar abaixo da zona positiva de 100 pontos, a ICF da capital baiana conseguiu superar a média nacional, que fechou em 95,9 pontos. Segundo o assessor econômico da Fecomércio-BA, Fábio Pina, foram três anos de crise severa que destruíram empregos e reduziram a produção nacional. Entre 2014 e 2016 o país perdeu 8% do seu Produto Interno e o Consumo das Famílias caiu cerca de 20%.

“O quadro projetado pela Fecomércio-BA ainda é de incertezas, porém estamos otimistas e confiantes, as projeções para 2019 são, efetivamente, muito melhores do que o país viu nos últimos anos”, comentou Pina. Ainda na ICF deste mês de janeiro, os dados apontam melhora nos subíndices renda atual (101 pontos) e perspectiva de consumo (100,4).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp