Economia & Mercado

Saída da Avianca pode elevar preço de passagem, afirma presidente da Anac

Reprodução
"A aprovação da medida provisória que permite 100% de capital estrangeiro nas aéreas é a grande alternativa que temos hoje"  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 23/04/2019, às 06h46   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A possível saída da Avianca Brasil do mercado pode elevar os preços das passagens aéreas, avalia José Ricardo Botelho, presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Em entrevista concedida à coluna Painel S.A., da Folha, Botelho afirmou que "menos concorrência tende a impactar os preços de qualquer setor, especialmente no transporte aéreo".

Segundo ele, a alternativa para a entrada de novos competidores neste mercado é a aprovação da medida provisória que permite 100% de capital estrangeiro nas companhias aéreas brasileiras. A empresa, que está em recuperação judicial desde dezembro, vai cancelar mais de mil voos nesta semana, como resultado da perda de aviões de sua frota.

"A saída de uma empresa com tanta participação de mercado sempre impacta a concorrência do setor, mas esperamos que a situação se acomode e que novas empresas entrem. Para isso acontecer, primeiro, precisamos manter a atual estabilidade do mercado, que já conta com a desregulamentação da franquia de bagagem e um regime de liberdade de rotas e de tarifas", afirmou.

Ainda conforme Botelho, "a aprovação da medida provisória que permite 100% de capital estrangeiro nas aéreas é a grande alternativa que temos hoje. Com a possibilidade de investimento, novas empresas virão para o mercado e poderão competir e ofertar voos mais baratos e novos produtos aos passageiros. O setor precisa dessa aprovação para continuar crescendo e o Congresso pode contribuir muito para isso", afirmou à Folha.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp