Economia & Mercado

IBGE anuncia crescimento negativo do PIB brasileiro no 1º trimestre, com queda de 0,2%

Reprodução
O Produto Interno Bruto consiste na soma de todos os bens e serviços produzidos no país, e serve para mensurar a maneira como a economia de um país evoluiu em determinado período  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 30/05/2019, às 09h19   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro caiu 0,2% no 1º trimestre, na comparação com o último trimestre do ano passado. A informação foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã desta quinta-feira (30). O PIB do quarto trimestre de 2018 havia registrado alta de 0,1% na comparação com os 3 meses anteriores.

O Produto Interno Bruto consiste na soma de todos os bens e serviços produzidos no país, e serve para mensurar a maneira como a economia de um país evoluiu em determinado período. De acordo com o portal G1, esta é a primeira queda do índice desde o quarto trimestre de 2016.   

O resultado está dentro do previsto pelo mercado, e confirma as análises que apontavam maior fraqueza da atividade econômica neste começo de 2019, e piora das expectativas em relação ao ritmo de recuperação da economia. 

Ainda assim, o anúncio do PIB negativo para o período traz de volta o risco de o país voltar a recessão. O quadro é tecnicamente diagnosticado por dois trimestres seguidos de queda do PIB.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp