Economia & Mercado

Rede Dia encerra operações na Bahia, afirma jornal

Divulgação
Em crise desde o ano passado, grupo Rede Dia decidiu fechar operação na Bahia e encerrar as atividades da Minipreço no Brasil   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 20/09/2019, às 13h35   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A rede Dia resolveu encerrar as operações na Bahia e as atividades do Minipreço no Brasil. Com vendas em queda e prejuízo operacional no Brasil desde 2018, quando passou a ser investigada por uma possível fraude fiscal da subsidiária brasileira, a matriz espanhola aumentou o capital do grupo em quase R$ 175 milhões na filial no mês de junho. 

Segundo o Valor, os recursos foram destinados a pagamento de despesas operacionais e custos originários de uma reestruturação. No início do ano, a matriz descartava aportes novos na filial. 

Até 2017, mesmo com o Brasil em recessão, a subsidiária vinha reportando altas taxas de crescimento e abertura de filiais. Em outubro de 2018, o grupo começou a investigação de uma possível manipulação dos números do balanço no país. Diretores foram demitidos e o CEO foi trocado. O grupo entrou em processo de reestruturação, motivado também por uma nova estratégia global.

Em seis meses, 25% das lojas no país fecharam, por determinação de interromper o funcionamento de unidades com “baixo desempenho”, informações do balanço da empresa publicado na segunda (16). De janeiro a junho deste ano, o grupo fechou 297 pontos e abriu 23 lojas. Das unidades que foram fechadas, 257 eram franquias e 40 próprias. O total de pontos no país caiu de 1.172 em dezembro para 898 em junho.

Na rede Minipreço, teriam sido fechadas 15 lojas (todas franquias), segundo apurado pelo jornal Valor Econômico. Pela primeira vez, após anos, o grupo passa a ter mais lojas próprias (512) no país do que franquias (386).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp