Economia e Mercado

Setor de serviços cai pela 5ª no ano no Brasil

[Setor de serviços cai pela 5ª no ano no Brasil]
Por: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias Por: Redação BNews 0comentários

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (11), que o volume do setor de serviços recuou 0,2% em agosto, na comparação com mês anterior, após avançar 0,7% em julho, reforçando a leitura de maior fraqueza da economia 2019. 

Trata-se da quinta queda mensal no ano e do resultado mais fraco para meses de agosto desde 2017, quando houve queda de 0,8%. A queda em agosto foi puxada principalmente pelo menor volume de transportes (-0,9%) e dos serviços prestados às família (-1,9%).

Na comparação com agosto do ano passado, a queda foi ainda maior, de 1,4% – a quarta taxa negativa no ano.

Considerando toda a série histórica, iniciada em 2011, o volume de serviços do país ainda se encontra 12,1% abaixo do recorde, alcançado em novembro de 2014. 

Na passagem de julho para agosto, houve queda em 3 das cinco atividades, com destaque para o setor de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-0,9%), que elimina integralmente o ganho de 0,8% acumulado entre junho e julho.

Os demais recuos ocorreram nos setores de outros serviços (-2,7%) e de serviços prestados às famílias (-1,7%). As únicas altas foram registradas pelos serviços de informação e comunicação (0,4%) e profissionais, administrativos e complementares (0,5%). 

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso

jusnews

Na Sombra do Poder

PodCast

Mais Lidas