Economia & Mercado

Banco Central propõe uso de imóvel como garantia para vários empréstimos

Antonio Cruz
O objetivo da entidade é que a taxa de juros desse tipo de empréstimo seja mais barata que a do empréstimo consignado  |   Bnews - Divulgação Antonio Cruz

Publicado em 18/02/2020, às 07h52   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Banco Central (BC) está preparando uma proposta de mudança na legislação para permitir que um mesmo imóvel seja dado em garantia em mais de um financiamento, por instituições financeiras diferentes e prazos diversos. O objetivo da entidade é que a taxa de juros desse tipo de empréstimo seja mais barata que a do empréstimo consignado, que tem como garantia o salário do trabalhador.

Segundo reportagem do Estadão, esse tipo de crédito é comum em vários países. Aqui no Brasil o imóvel quitado só pode garantir um único empréstimo. Essa modalidade é chamada pelos bancos de “home equity”.

Em entrevista ao jornal, o diretor de regulação do BC, Otávio Damaso disse que o avanço dessa modalidade de crédito faz parte da agenda do entidade que pretende fomentar o crédito imobiliário no atual cenário de juros, que estão em patamares historicamente baixos.

O Banco Central acredita que a nova modalidade tem potencial de elevar o volume de concessões e reduzir as taxas de juros no mercado de crédito. Em um cenário conservador, o BC estima que um valor bruto de R$ 500 bilhões pode ser injetado no mercado de crédito no longo prazo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp