Economia & Mercado

De aferição de temperatura a corrimão que mata vírus; veja como será o 'novo normal' nos shoppings de Salvador

Divulgação
Reabertura dos empreendimentos depende da taxa de ocupação de leitos de UTI, que deve se manter em 75%   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 10/07/2020, às 08h49   Diego Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Lojas e praças de alimentação lotadas; vai e vem de pessoas nos corredores; filas enormes para garantir os ingressos do cinema. Cenas comuns encontradas em qualquer grande shopping center de Salvador não serão mais vistas - pelo menos por enquanto -  após a reabertura dos centros de compra. Fechados há mais de 100 dias em razão da pandemia do novo coronavírus, os empreendimentos voltarão a funcionar com uma realidade completamente diferente e os frequentadores assíduos terão que se adaptar a novas regras que vão desde a alteração no horário de funcionamento a redução das vagas de estacionamento. 

Além das medidas obrigatórias apresentadas pelo prefeito ACM Neto na terça-feira (7), os shoppings da capital baiana promoveram outras mudanças a fim de evitar aglomeração de pessoas e a transmissão do vírus, como: sinalização de distanciamento no piso, instalação de tapetes de sanitização nas entradas e de câmeras que monitoram a temperatura dos clientes e até a importação de uma tecnologia alemã que emite raios UVs nos corrimãos das escadas rolantes que impedem a propagação não só do coronavírus, mas de qualquer tipo de vírus. 

A data de reabertura, no entanto, depende da taxa de ocupação de leitos de UTI, que deve se manter em 75% por cinco dias consecutivos. 

Está curioso para saber como será o funcionamento dos shoppings? O BNews te ajuda a matar a curiosidade. Confira:

Shopping da Bahia

O shopping funcionará de segunda a sábado, entre 12h e 20h. Em todas as lojas, haverá informação nas vitrines sobre a quantidade máxima de clientes por loja e os estacionamentos serão adaptados para funcionar com 50% de sua capacidade, tíquetes emitidos sem contato físico e o pagamento da taxa poderá ser feito através do celular no site www.shoppingdabahia.com.br. Os elevadores também terão capacidade reduzida para 30%.

De acordo com a administração do centro de compras, a praça de alimentação passará por mudanças e, num primeiro momento, funcionará exclusivamente no sistema delivery e take away, com os clientes retirando pedidos para consumir fora do espaço. 

O shopping também instalou proteções de acrílico em pontos de atendimento presencial ao cliente, além de divisórias entre os Caixas de Banco 24h.

Além disso, foi instalada sinalização com direcionamento de fluxo para escadas fixas, evitando assim aglomeração, e escadas rolantes, com indicação de 1 pessoa a cada 3 degraus. Já os banheiros passam a ter comunicação com foco na lavagem correta das mãos e marcações no piso, orientação sobre o distanciamento mínimo de 1,5m por pessoa em filas.

Ainda segundo a administração, o shopping realizou uma higienização completa em todas as suas áreas, e reforçou os pontos de uso de álcool em gel 70%  com dispensers e totens com acionamento com o pé.

Também haverá medição de temperatura obrigatória para todos que acessarem o shopping, em 12 pontos diferentes. 

Shopping Bela Vista

Entre as medidas de saúde e segurança adotadas pelo Bela Vista está a importação da tecnologia da Alemanha que emite raios UVs nos corrimãos das escadas rolantes, o que impede a propagação não só do coronavírus, mas de qualquer tipo de vírus. O Dispositivo Ultra UV para corrimão irradia luz ultravioleta com ação germicida e esterilizadora a uma curta distância do corrimão, agindo diretamente no material genético de bactérias e vírus, inclusive da Covid-19.

“Investimos mais de R$ 300 mil nas preparações e trouxemos o que há de melhor em tecnologia do mercado internacional para o shopping. Estamos prontos para receber os clientes com toda a segurança que o momento exige”, assegura Vaneilton Almeida, Superintendente do Shopping Bela Vista.

Além disso, foram instalados 130 totens de álcool em gel em diversos pontos - sendo 30 por pedal, para que não haja contato com o equipamento - além de câmeras termográficas que monitoram a temperatura dos clientes em tempo real (aquele que tiver mais de 37,5° será abordado pela equipe de segurança), tapetes de sanitização nas entradas e sensor para obter os tickets de estacionamento, não precisando mais apertar o botão. 

Será proibida a utilização de bancos, limitação de usuários simultâneos nos sanitários e fraldários. Já as operações de comercialização de alimentos e bebidas funcionarão com restrições, incluindo o fechamento da Praça de Alimentação, sendo permitido apenas o serviço de delivery ou take away [retirada no local]. Nos elevadores, só permitido o acesso de quatro pessoas por vez. Nos estacionamentos, o número de vagas será limitado a 50% da capacidade. 

A ação Drive Thru será mantida, dentro do horário já estabelecido pelo Decreto Municipal, de segunda a sábado, das 12h às 20h.

Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping

Os shoppings instalaram sensores que liberam o cartão de estacionamento sem a necessidade de toque. Já as vagas dos estacionamentos foram sinalizadas respeitando o distanciamento. Além disso, está sendo realizada a desinfecção total dos cartões de estacionamento. De acordo com a administração dos empreendimentos, será estimulado o pagamento via dispositivo móvel, ou seja, pelo smartphone e os guichês de pagamento serão desativados. Os estacionamentos vão reduzir a capacidade em 50%. Os shoppings vão adequar e monitorar a capacidade de público, que vai restringir a uma pessoa a cada 9m² nas áreas comuns e, no caso das lojas, uma pessoa a cada 5m². 

Além disso, foram implantadas outras ações, como: intensificação de limpeza nas áreas comuns, nos sistemas de ar-condicionado e banheiros, onde foram bloqueados espaços garantindo o distanciamento, foram instalados de tapetes que fazem a desinfecção nos calçados nos acessos. Nos dois shoppings estão disponíveis mais de 300 pontos de álcool em gel. O empréstimo de carrinhos de bebê e pets serão suspensos temporariamente, os fraldários e Espaços Família serão higienizados antes e após cada utilização, além de estabelecer capacidade máxima de ocupação e controle de fluxo. O empréstimo de cadeiras de rodas será mantido com a sanitização a cada uso. 

As escadas rolantes estão sinalizadas indicando a distância correta entre os clientes e dispensers de álcool em gel estão disponíveis nos acessos à escada. As escadas fixas receberam sinalização orientando sobre o fluxo de pessoas; Pulverização com produto com poder de desinfecção que atinge 99,9% de eficácia por 72 horas; Testagem para Covid-19 em todos os funcionários e terceirizados; Aquisição de aplicativo para monitoramento diário da saúde dos colaboradores.

Nos dois shoppings, serão mantidos os serviços de drive thru, delivery .

Shopping Barra

O centro de compras retomará parcialmente suas atividades com horário de funcionamento restrito, das 12h às 20h, de segunda a sábado.

"Durante os mais de 100 dias em que o Barra permaneceu fechado, não ficamos parados. Nos preparamos e agora vamos voltar com toda a segurança que o cenário exige. Esse retorno foi planejado de forma minuciosa, visando a segurança e o bem estar dos visitantes, empreendedores e colaboradores", destaca Naildo Macedo, superintendente do Shopping Barra.

Nesta primeira fase, o acesso às lojas será restrito; nos elevadores haverá também um limite do número de pessoas; nas escadas rolantes será necessário respeitar a distância de três degraus entre uma pessoa e outra; assim como no mall ou na fila dos caixas, haverá uma sinalização no piso para o fluxo de ida e vinda, mantendo o distanciamento mínimo estipulado; entre outras medidas.

Nas cancelas do estacionamento serão emitidas mensagens educativas sobre prevenção à Covid-19. A Praça de Alimentação e os restaurantes estarão atendendo apenas pedidos com entrega por delivery e take away. 

Os clientes continuam com a opção de fazer os pedidos online escolhendo a opção de receber os produtos pelo serviço de drive thru, que funciona no estacionamento G2.

Shopping Itaigara

O Shopping Itaigara também vai funcionar com horário restrito, de segunda a sábado, das 12h às 20h. O empreendimento desenvolveu uma série de intervenções nos seus espaços físicos, que vão vigorar por tempo indeterminado, como: higienização dos tapetes de acesso com o pulverizador; equipamentos de álcool 70% em diversos locais do shopping; uso de máscara obrigatório; higiene constante do ar-condicionado; sanitização das superfícies; limpeza intensificada dos botões dos elevadores, de escada rolante e corrimão, do totem de pagamento e dos caixas 24h; marcações de piso com sinalização de distanciamento social; campanha de conscientização sobre prevenção

"Passamos cada dia desse período de suspensão das atividades planejando a retomada. O trabalho não parou. Buscamos todos os instrumentos para garantir que o nosso cliente, o nosso lojista e os colaboradores que trabalham no shopping possam se sentir seguros novamente", afirmou o superintendente do Shopping Itaigara, André Podhorodeski.

O shopping também seguirá com o sistema de compras drive thru.

Center Lapa

O empreendimento também seguirá o horário estabelecido pela prefeitura, das 12h às 20h, e vai adotar diversas medidas de combate ao novo coronavírus, como: Controle da circulação de pessoas simultaneamente; realização de testagem sorológica em todos os colaboradores da administração e terceiros; medição da temperatura de todos os funcionários, lojistas, fornecedores e visitantes no acesso ao shopping pelas portarias e estacionamento. Será vedada a entrada de pessoas com temperatura igual ou superior aos 37,8.

Além disso, estão temporariamente suspensos todos os eventos e promoções que possam gerar aglomeração. Já as ações de drive-thru, delivery e vitrine virtual continuaram funcionado.

De acordo com a administração do centro de compras, será feita a limpeza completa do ar condicionado antes da reabertura e manutenção durante o funcionamento, haverá demarcação do piso, com distanciamento de 1,5m nas filas de caixas eletrônicos, elevadores, escadas rolantes, banheiros e reforço nos procedimentos de limpeza das áreas comuns, corrimões, escadas rolantes, elevadores e banheiros. Será também disponibilizado álcool antisséptico 70% em diversos pontos do shopping, incluído portarias de acesso, elevadores, corredores, banheiros e praça de alimentação. Já os bancos, lounges, cadeiras da praça de alimentação e cafés serão retirados.

Shopping Paralela

A administração do empreendimento informou que foi realizado treinamento com toda a equipe sobre os protocolos de atendimento, limpeza e higienização para segurança de colaboradores e clientes. Além disso, será reforçada a limpeza de todos os pontos de contato do cliente e instalamos adesivos sinalizando e orientando sobre o distanciamento social. 

Totens de álcool em gel foram distribuídos em 26 pontos estratégicos do estabelecimento para uso do cliente. Os elevadores e banheiro também têm pontos de álcool em gel.

Os restaurantes vão operar nas duas modalidades de vendas autorizadas.

Além das medidas preventivas determinadas, o shopping realiza sanitizações do mal;  os equipamentos de ar-condicionado têm filtros especiais; é feita aferição de temperatura e testagem de todos de todos os times orgânicos, terceiros e lojistas. A comunicação também foi reforçada para lembrar os cuidados necessários de combate ao novo coronavírus. 

O centro de compras disse ainda que foram instaladas sinalizações verticais, totens eletrônicos e físicos, e horizontais, como adesivos no piso.

Shopping Piedade

De acordo com o empreendimento, a sinalização referente a distanciamento, dispositivos de álcool gel 70% e demais recomendações estabelecidas já estão instaladas. Assim como todos os equipamentos necessários já foram adquiridos, bem como as rotinas de limpeza e controles de acesso já estabelecidas. 

Além disso, o Shopping Piedade vem realizando treinamentos periódicos com toda a equipe de funcionários sobre cuidados e prevenção ao Covid-19.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp