Economia e Mercado

Governo cancela leilão para compra de energia que estava previsto para dezembro

[Governo cancela leilão para compra de energia que estava previsto para dezembro ]
Por: Fábio Rodrigues Pozzebom/Arquivo/Agência Brasil Por: Redação BNews 0comentários

O Ministério de Minas e Energia cancelou a realização do leilão de Energia Existente A-2, de 2020, previsto para 4 de dezembro. De acordo com a Agência Brasil, a portaria de cancelamento foi publicada na edição desta segunda-feira (13) do Diário Oficial da União. 

A publicação modifica uma portaria anterior, de março de 2019, estabelecendo as datas dos leilões de energia A-1 e A-2 para 2019, 2020 e 2021. Os certames têm por meta a compra de energia elétrica, proveniente de empreendimentos de geração existentes, para distribuição no Sistema Interligado Nacional (SIN). 

O governo, contudo, manteve para 4 de dezembro o leilão A-1. A previsão é que o suprimento de energia tenha início em 1º de janeiro de 2021 e término em 31 de dezembro de 2022. Também segundo a publicação, a portaria define que caberá à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) elaborar o edital e minutas dos contratos de compra de energia. 

O documento permite ainda que os contratos serão na modalidade "por quantidade de energia elétrica", proveniente de qualquer fonte, como solar, eólica, hidrelétrica e carvão, e que os custos decorrentes dos riscos hidrológicos serão integralmente assumidos pelos vendedores.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso

jusnews

Na Sombra do Poder

PodCast

Mais Lidas