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Pagamentos pelo WhatsApp não foram proibidos e devem ser avaliados, diz diretor do BC

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João Manoel Pinho de Mello fez diversos questionamentos sobre a viabilidade do serviço no Brasil  |   Bnews - Divulgação WhatsApp/Divulgação

Publicado em 13/07/2020, às 17h54   Redação BNews


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Após a determinação do Banco Central (BC) para que a Visa e a Mastercard suspendessem o uso do serviço de pagamentos do WhatsApp, o diretor de Organização do Sistema Financeiro do BC, João Manoel Pinho de Mello, afirmou nesta segunda-feira (13) que a medida não se tratou de uma proibição, e sim uma determinação para que a instituição avaliasse o serviço.

“Por determinação legal, o BC tem obrigação de garantir que soluções de pagamento sejam interoperáveis e neutras. Além disso, queremos garantir que o serviço seja barato. Soubemos que ele ia custar quase 4%. O valor chama a atenção... Porque a solução é mais cara? Porque poucas instituições podem participar? A opção foi ofertada a todos os bancos?”, questionou o diretor da autarquia.

A operação do serviço de pagamentos do aplicativo de mensagens instantâneas do Facebook está suspensa desde o dia 23 de junho. A decisão do Banco Central se deu com base na busca de “preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato”.

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