Economia & Mercado

Secretário do Tesouro Nacional diz que notas de R$ 200 não devem aumentar inflação

Edu Andrade/Ascom/ME
De acordo com Bruno Funchal, a decisão de emitir cédulas no novo valor se justifica pela necessidade de colocar notas em circulação com redução de custo de impressão  |   Bnews - Divulgação Edu Andrade/Ascom/ME

Publicado em 30/07/2020, às 17h18   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, afirmou nesta quinta-feira (30) que a emissão de notas de R$ 200 não deve causar um aumento da inflação no país. A novidade foi anunciada ontem (29) pelo Banco Central.

“Eu acho muito difícil, porque estamos com uma inflação extremamente baixa, uma queda de PIB significativa. Dificilmente a gente terá uma demanda que cause pressões inflacionárias. Então, não vejo essa possibilidade”, avaliou o titutlar do Tesouro em coletiva de imprensa.

De acordo com Bruno Funchal, a decisão de emitir cédulas no novo valor se justifica pela necessidade de colocar notas em circulação com redução de custo de impressão.

“O que podemos falar em relação ao Tesouro é: o Banco Central tem os estudos de todas as necessidades de numerário. Certamente, ele faz o balanceamento dos prós e contras. A justificativa do BC é justamente trazer esse numerário para uma eventual necessidade ao longo desse ano, e ganha em termos de logística”, pontuou o secretário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp