Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Privacidade para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Economia e Mercado

Golpistas criam sites para cadastro do PIX

[Golpistas criam sites para cadastro do PIX]
Por: Divulgação Por: Redação BNews 0comentários

Após o PIX ter sido apresentado à população, os bancos começaram a entrar em operação para cadastrar as chaves PIX, mesmo com a data para iniciar o novo método de pagamento apenas no dia 16 de novembro. Por conta disso, golpistas aproveitaram esse momento para criar sites falsos e roubar dados pessoais de clientes. 

Segundo a empresa Kaspersky, que trabalha com segurança digital, cerca de 60 sites falsos foram criados para o roubo. A técnica “phishing” faz alusão à pescaria, como se os golpistas estivessem pescando a sua vítima e dados. Promoções falsas, instalação de softwares maliciosos em computadores e celulares, até entrega de informações em cadastro falso fazem parte do golpe.

De acordo com o Banco Central, o cadastramento das chaves PIX é essencial para evitar esse tipo de golpe que, muitas vezes, podem chegar por e-mail, SMS, WhatsApp. As recomendações da instituição é nunca clicar em links suspeitos, nunca fornecer senhas ou tokens fora do aplicativo ou site do banco, muito menos se for por telefone onde os golpes mais acontecem. Importante lembrar que, o código de verificação como o WhatsApp é intransferível, assim tal qual como o SMS de números desconhecidos e sempre desconfiar de promoções tentadoras.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso

jusnews

Na Sombra do Poder

PodCast

Mais Lidas