Economia & Mercado

Fiscalização do MPT sem diálogo nos campos de sisal pode provocar milhares de desempregados, alerta deputado

Ascom/Seagri
O político afirmou que é necessário um diálogo profundo de antemão para não prejudicar uma cadeia produtiva forte   |   Bnews - Divulgação Ascom/Seagri

Publicado em 17/10/2020, às 18h22   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual e líder do PSD na Assembleia Legislativa da Bahia, Alex da Piatã (PSD), em um discurso em evento de campanha eleitoral em Conceição do Coité, externou a sua preocupação com a fiscalização classificada pelo político como ferrenha do Ministério Público do Trabalho (MPT) contra os trabalhadores do ramo de sisal. 

O pessedista afirmou que é necessário um diálogo profundo de antemão para não prejudicar uma cadeia produtiva forte na região norte e nordeste da Bahia, cujo risco de um colapso que culmine em milhares de desempregados é iminente. 

“Recebi centenas de ligações de uma ação do MPT, principalmente no sertão na região de Jacobina, mas que nos interessa em C. do Coité. O MPT está fiscalizando muitos produtos, fazendas e recolhendo motores, notificando e aplicando multas vultuosas. Reconhecemos e sabemos que a justiça está fazendo seu papel. Não estou aqui falando contra o Ministério Público. Nossa preocupação é que milhares de trabalhadores estão ficando desempregadas e não vão ter como comprar o pão de cada dia. Estão parando os motores de uma hora para outra sem fazer nenhuma discussão”, disse.

O político defendeu que o assunto não seja tratado de maneira genérica, pois milhares de pessoas já estão dentro de casa sem perspetiva de fazer a sua feira. “Isso vai refletir na região do Sisal, pois o sisal de lá vem pra cá. Essa ação vem para aqui também. O meu alerta, meu pedido, inclusive já liguei para outras autoridades do legislativo e executivo do Estado, da União, possa sentar com o MPT para encontrarmos um caminho e não tenhamos essas famílias desempregadas”, alertou. 

A fiscalização acontece meses depois do programa Câmera Record ter visitado cidades do interior da Bahia, cuja reportagem denunciou situações questionáveis sobre o trabalho no campo do sisal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp