Economia & Mercado

Funcionários da Ford retornam ao trabalho na fábrica de Camaçari

Dinaldo Silva/BNews
Na última quinta (18), o TRT5-BA determinou que os funcionários demitidos da montadora retornassem aos postos de trabalhos  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 23/02/2021, às 09h52   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Cerca de 700 funcionários da Ford retornam aos postos de trabalho, em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, nesta terça-feira (23). Uma pequena parte do grupo de trabalhadores voltou ainda na segunda-feira (22).

Na última quinta (18), o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA) determinou que os funcionários demitidos da montadora retornassem aos postos de trabalhos. 

LEIA TAMBÉM: Acampados na frente da Ford, em Camaçari, funcionários relatam incertezas um mês após anúncio do fechamento da fábrica

O acordo é de que as negociações diretas entre as partes serão realizadas durante o prazo de 90 dias, com a garantia de salários para todos trabalhadores que forem ou não convocados para o trabalho.

Liminar

A Ford derrubou no último dia 13 uma liminar que impedia a demissão em massa dos empregados até que as negociações com o sindicato fossem exitosas. Com a decisão, a montadora teve a liberação para demitir os funcionários da empresa após o esgotamento dos meios de conciliação.

A decisão do desembargador do Trabalho Edilton Meireles de Oliveira Santos, a qual o BNews teve acesso, concede a medida liminar “para que se interprete a ordem de abstenção ‘de promover dispensa coletiva de trabalhadores até logre êxito a negociação coletiva para tal com a entidade sindical profissional, devendo todas as possibilidades serem analisadas e discutidas’ no sentido de que a empregadora deve se abster de dispensar coletivamente os empregados até o encerramenro da negociação coletiva respectiva (tenham ou não chegado a qualquer consenso)”, diz um trecho da decisão.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Ford afirma que negocia plano de demissão com funcionários 'dentro de um orçamento limitado'

Para suprir saída da Ford, Bahia negocia vinda de empresa indiana para Camaçari

Caoa admite interesse e vira esperança para fábrica da Ford na Bahia, diz coluna

Bolsonaro critica Rui Costa por saída da Ford em Camaçari: "Não teve capacidade"

Elinaldo Araújo lamenta fechamento da fábrica da Ford em Camaçari

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp