Economia & Mercado

Ministério da Economia prepara censo em 2022 após ordem do STF

Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias
Notícia foi anunciada pelo secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Bruno Funchal, nesta sexta-feira (21)  |   Bnews - Divulgação Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias

Publicado em 21/05/2021, às 17h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governo decidiu realizar o Censo Demográfico em 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A decisão foi tomada após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter exigido a realização da pesquisa. A notícia foi anunciada pelo secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Bruno Funchal, nesta sexta-feira (21). 

Em abril, o governo explicou não tinha reservado recursos no Orçamento de 2021 para o censo, o que causou o cancelamento da pesquisa este ano. O Supremo Tribunal Federal, no entando, decidiu na última sexta-feira (14) que o governo federal deveria tomar as medidas necessárias para preprar o Censo Demográfico em 2022. 

A lei determina que o censo deve ser realizado a cada dez anos e o último aconteceu em 2010. Em 2020, o levantamento feito pelo IBGE foi adiado por causa da pandemia de Covid-19.

"Dada a decisão do Supremo, haverá preparação para realização do censo em 2022", declarou o secretário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp