Economia & Mercado

Mesmo com promoções, Dia dos Namorados não aquece vendas e comerciantes lamentam falta de clientes

Vagner Souza/ BNews
O prolongamento da pandemia do coronavírus tem prejudicado muito o comércio  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/ BNews

Publicado em 11/06/2021, às 11h48   Yasmim Barreto e Márcia Guimarães


FacebookTwitterWhatsApp

As ruas da Avenida Sete de Setembro, no Centro de Salvador, estão cheias de comerciantes e ambulantes, mas faltam clientes. O prolongamento da pandemia do coronavírus tem prejudicado muito as vendas e, neste Dia dos Namorados, comemorado no sábado (12), a situação não é nada apaixonante.   

A vendedora Roberta Carvalho, que trabalha há 19 anos em uma loja de roupas estilo indiano, lamenta a falta de movimento. “No ano passado, tinha o auxílio emergencial e foi bem melhor. Esse ano, a retomada não está boa, infelizmente. O auxílio reduziu e o povo está sem dinheiro, então as vendas não estão boas”, comparou a trabalhadora.

Ela contou que, mesmo a loja colocando 25% de desconto nas peças para tentar atrair a clientela, a estratégia não funcionou. A vendedora diz que, quando o caixa é fechado ao final do dia, o faturamento não chega nem aos R$ 1 mil. “Se não fosse a pandemia, seria completamente diferente, estaríamos vendendo direitinho”, completou Roberta. 

Valter Nunes, que é dono de uma loja de roupa íntima na Avenida Sete, confirmou que o movimento está muito fraco ultimamente e, para o Dia dos Namorados, a situação se repete. “Colocamos promoções de calcinhas, conjuntinhos, mas parece que os namorados estão sem grana”, afirmou o empresário.  

Ele ainda tem esperança que o cenário mude nesta sexta e sábado e as vendas decolem. “Pode ser que estoure ainda [...] Nos bairros as vendas têm sido muito melhores do que no Centro da cidade”, pontuou Nunes. 

De acordo com a Fecomércio-BA, o comércio varejista da Bahia deve contabilizar mais um resultado negativo para o Dia dos Namorados: - 2,3% no mês de junho quando comparado com igual período de 2019, ano pré-pandemia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp