Meio Ambiente

Vale inicia protocolo de emergência em barragem de rejeitos em Minas Gerais

Reprodução/Google Maps
A barragem cinco da Mina da Mutuca foi construída com solo compactado e não recebe mais resíduos resultantes da extração de minérios  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Google Maps

Publicado em 29/07/2020, às 12h45   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A mineradora Vale informa que iniciou nesta quarta-feira (29) um protocolo de emergência em nível 1 da barragem 5 da Mina da Mutuca, em Nova Lima, Minas Gerais. De acordo com nota emitida pela empresa, o protocolo foi ativado de  forma preventiva e não requer a evacuação da população próxima da barragem de rejeitos.

A estrutura foi construída com solo compactado e não recebe mais resíduos resultantes da extração de minérios. 

"Tal protocolo é uma medida preventiva e consequência da mudança de critério técnico, com nova interpretação dos parâmetros de resistência realizado por etapa adicional de avaliação das estruturas da Vale no Brasil após a implementação em janeiro deste ano da função de Engenheiro de Registro", informa o texto.

Também de acordo com a Vale, inspeções mais recentes não identificaram anomalias que possam comprometer a segurança da estrutura. A barragem 5 teve sua Declaração de Condição de Estabilidade ("DCE") emitida em 31 de março de 2020. Contudo, a partir dos novos parâmetros observados, a DCE se tornará negativa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp