Educação

“Você estuda tanto para nada”, desabafa professor em protesto no CAB

Publicado em 19/05/2015, às 13h06   Vinícius Ribeiro (Twitter: @vin_ribeiro)


FacebookTwitterWhatsApp

Em mais uma manifestação em frente à Secretaria de Educação, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), um grupo de professores estaduais voltou a reivindicar contra os constantes atrasos nos salários. Realizado na manhã desta terça-feira (19), o protesto alertou para a situação adversa enfrentada pelos profissionais.

"Parece até brincadeira, mas nos reunimos mais uma vez pra tratar dos salários atrasados que os terceirizados da Educação estão enfrentando. Temos aqui colegas com três meses sem receber salário, muitos graduados e com mestrado e passando por isso. Você estuda tanto para nada", desabafou o professor Bruno Prates.

De acordo com o educador, muitos dos professores substitutos (PSTs) chegam a receber R$ 600 por um mês de trabalho, o que ele considera "uma falta de respeito", já que o teto salarial do setor chega até R$ 1.400. “Muitos ganham o equivalente a um estagiário”, contou ao Bocão News.

Ainda segundo Bruno, quando a categoria cobra explicação do Governo do Estado sobre a situação são direcionados para a Secretaria que, por sua vez, devolve ao Executivo. "Resolver este impasse foi uma promessa feita  pelo governador Rui Costa, mas até agora ele não disse para o que veio. Estamos em meio a uma bola de neve", disse.     

Em nota enviada ao Bocão News, a secretaria de Educação informa que não há atraso de pagamento de salário de professores. "Não consta registro de atraso no pagamento dos salários de professores que atuam como prestadores de serviço. O pagamento dos professores que atuam como substitutos é feito mediante frequência enviada pelos gestores das escolas. O professor, que porventura, registrar algum problema, deve procurar a direção da escola para regularizar a situação junto à Secretaria". 

CONCURSO

Por autorização do governador Rui Costa, as secretarias da Educação e da Administração estão preparando Concurso Público para professor. Também já foi autorizada pelo governador a seleção de professores por Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), para substituição de professores que atuam como prestadores de serviço.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp