Educação

Transporte gratuito de estudantes da Ilha de Bom Jesus dos Passos é suspenso

Publicado em 13/02/2017, às 13h50   Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

Os estudantes da rede estadual de ensino que moram na Ilha de Bom Jesus dos Passos e estudam na cidade de Madre de Deus terão o transporte gratuito suspenso.
Segundo comunicado da Associação de Barqueiros da ilha, que realiza a travessia para o município metropolitano, a suspensão foi determinada pela prefeitura de Salvador e vale também para estudantes da rede particular.
A reportagem do Bocão News entrou em contato com a asssociação, que detalhou a situação. De acordo com a diretoria da instituição, o transporte de todos estudantes da ilha soteropolitana para Madre de Deus era custeado pela gestão da capital baiana, responsável pela localidade, mas devido à crise, foi estipulado um corte de gastos que acarretou na suspensão do benefício para alunos que não fazem parte da rede municipal.
"Informamos que a partir de segunda-feira, dia 13 de fevereiro de 2017, os alunos da rede estadual e da particular não terão acesso ao transporte público gratuito. Devido a determinação feita pela prefeitura de Salvador, estes alunos não estarão mais contemplados com o transporte fornecido pela prefeitura através da Associação de Barqueiros da Ilha de Bom Jesus dos Passos", diz parte do comunicado.
Porém, ao Bocão News, a associação revelou que o prazo foi estendido para o dia 17 de março, para que haja tempo hábil das famílias dos estudantes se adaptarem à determinação, o que foi confirmado por nota da prefeitura de Salvador.  "A Secretaria (Educação) estabeleceu o prazo final de 17 de março para que cada esfera responsável tome as providências necessárias", informa a pasta municipal.
Ainda no comunicado, a Secretaria de Educação de Salvador justificou a medida. "A Secretaria Municipal de Educação de Salvador (Smed) informa que o contrato que mantém com a Associação dos Barqueiros de Bom Jesus é exclusivo para o transporte dos alunos do ensino público nos níveis Fundamental I e II, que são de responsabilidade da prefeitura. Havia uma condição informal de transporte de outros estudantes na cota da Smed, o que não será possível manter em razão do momento atual de contingência de gastos.
Com isso, a Associação de Barqueiros informa que busca negociar com o governo do estado o custeio do transporte dos estudantes da rede estadual. "Informamos ainda que estamos em negociação com o Estado para regularizar a situação dos alunos da rede rstadual". A instituição acredita que o "corte" foi causado pelo alto valor cobrado por Madre de Deus à prefeitura de Salvador para matricular os alunos da ilha. "Depois da reunião, emitiram esse comunicado". 
A negociação foi confirmada pelo governo da Bahia. Através de nota enviada ao Bocão News, a Secretaria de Educação comunica que optou por tentar acordo com a prefeitura de Madre de Deus para arcar com o transporte. "Em relação ao transporte escolar dos estudantes da rede estadual de Madre de Deus, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia informa que iniciará uma negociação com a prefeitura de Madre de Deus para que faça a adesão ao Programa Estadual de Transporte Escolar, que repassa recursos para o município transportar os alunos do ensino médio residentes na zona rural".
A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Madre de Deus para verificar se o acordo já foi firmado, mas não foi respondida até o fechamento desta matéria. 
Matérias relacionadas
Madre de Deus quer de Salvador R$ 9 mil por cada aluno da Ilha do Bom Jesus
Crianças e jovens da ilha do Bom Jesus dos Passos podem ficar sem estudar
Após divulgar data errada, prefeitura de Madre anuncia aulas em fevereiro
Alunos de Madre de Deus só terão aulas em março e prefeitura minimiza demora

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp