Educação

Educadores passam por segunda capacitação do Mais Infância

Publicado em 08/04/2017, às 18h14   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Com auditório lotado na manhã deste sábado (8), o segundo encontro do projeto Mais Infância qualifica professores e gestores de creches e escolas comunitárias de Salvador. A ação, realizada pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), promoveu o segundo de uma série de eventos gratuitos de um calendário de capacitação de educadores que segue até o final do ano, com reuniões mensais e outras mobilizações do público que desempenha um papel importante na formação social de jovens e crianças na capital. Neste sábado, o grupo, que cresceu desde o primeiro evento realizado em março, encheu o auditório do Instituto Anisio Teixeira (IAT), para debater temas como psicologia, conteúdos para as crianças e ainda o papel da educação na formação cidadã. 
Desde o primeiro encontro, já são mais de 250 creches e escolas comunitárias de Salvador atendidas pelo programa, e esse número não para de crescer. A meta é capacitar, até o final do ano, cerca de 400 profissionais que trabalham com crianças entre 0 e 5 anos. Para o diretor de Formação para o Trabalho das VSBA, Manoel Calazans, o calendário segue debatendo temas importantes para a formação destes profissionais. “Estaremos juntos, até o final do ano, no segundo sábado de cada mês, para reforçar a formação e preparar pedagogicamente os professores e gestores. É muito importante que esses profissionais atendam ao nosso convite e aceitem nossa ajuda na preparação dessa infância no nosso estado”, contou o diretor. 
Quem participou do primeiro encontro fez questão de não faltar neste sábado, como a estudante de pedagogia Oliene Santos. “Eu estou achando de excelência esse projeto, porque eu quero atuar na área de educação infantil e já está me ajudando muito. Está me proporcionando conhecimento, aprendizagem e ensinamentos importantes no tratar as crianças, de educar, de brincar com elas. O resultado disso só pode resultar numa educação melhor e numa formação melhor dos professores”, contou a estudante. 
Até o final do ano os professores-alunos vão participar gratuitamente de palestras, oficinas e outras atividades, debatendo temas importantes como psicologia infantil, didática, aspectos legais de funcionamento e administração das instituições, oficina de prestação de contas e a arte na formação das crianças. Neste sábado, as palestras foram ‘Psicologia da Educação Infantil’, com a professora e coordenadora pedagógica, Maiza Maciel; ‘O que ensinar para crianças de 0 a 5 anos’ com a pedagoga e conselheira municipal de educação, Rita de Cássia Natividade; e ‘A importância da Educação Infantil para a Formação Cidadã’, com a professora e Mestre em Ciências da Educação , Silvana Torres.
A palestrante Silvana Torres acredita que, para além das palestras, a troca de experiências entre os educadores é também uma oportunidade de aprendizado. “A formação do trabalhador da educação infantil é de fundamental importância, estamos falando em cuidar, em educar e brincar. E criar espaços como este para debater essas ideias e trocar saberes é também uma forma de aprimoramento”, contou.
Muitas pessoas, incluindo estudantes e outras instituições de ensino participaram pela primeira vez neste sábado, e ainda há tempo para se inscrever. As creches que não se inscreveram e desejam encaminhar professores e gestores para a formação ainda podem fazer a adesão ao projeto. Basta entrar em contato com as Voluntárias Sociais da Bahia. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (71) 3117-4904. As atividades ocorrerão sempre no segundo sábado do mês, com carga horária de 40 horas e certificação emitida pela VSBA.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp