Educação

Novo Fies: estudante terá desconto automático na folha de pagamento após formado

Publicado em 06/07/2017, às 16h34   Redação BNews



O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta quinta-feira (6), o Novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e a novidade é que os estudantes que fecharem contratos a partir de 2018 terão que pagar o dinheiro do empréstimo com desconto automático na folha de pagamento após concluírem o curso e conseguirem emprego formal.

Além disso, o MEC anunciou que o Fies passará a oferecer terá três tipos diferentes de contrato:

Fies 1 – Funcionará com um fundo garantidor com recursos da União e ofertará 100 mil vagas por ano, com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de três salários mínimos. O aluno começará a pagar as prestações respeitando a sua capacidade de renda com parcelas de, no máximo, 10% de sua renda mensal. Uma das principais mudanças do Novo Fies, nessa modalidade, é o compartilhamento com as universidades privadas do risco do financiamento, que no modelo atual fica concentrado no governo.

Fies 2 – O Fies terá como fonte de recursos fundos constitucionais regionais, para alunos com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos, com juros baixos e risco de crédito dos bancos. Serão ofertadas 150 mil vagas em 2018 para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Fies 3 – Nessa modalidade, o Fies terá como fontes de recursos o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e os fundos regionais de desenvolvimento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com juros baixos para estudantes com renda familiar per capita mensal de até cinco salários mínimos. Serão ofertadas 60 mil vagas no próximo ano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp