Educação

MEC não pode obrigar universidades a usarem o Enem, diz Haddad

Imagem MEC não pode obrigar universidades a usarem o Enem, diz Haddad
Unicamp reservou algumas vagas para os alunos das melhores escolas públicas da cidade no Enem  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/09/2011, às 18h58   Redação Bocão News



O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira (16) que o governo não pode obrigar as instituições de ensino superior a adotarem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção.

“Nós temos que respeitar a autonomia universitária. Não podemos obrigar uma instituição a adotar o Enem em substituição ao vestibular”, disse o ministro ao ser perguntado sobre quando as universidades públicas paulistas vão começar a usar o exame como forma de seleção.

Ele ressaltou que a participação dos estudantes no Enem em cada estado tende a aumentar quando as universidades públicas locais passarem a adotar a prova.

“A Unicamp [Universidade Estadual de Campinas] já esboçou uma primeira reação e reservou algumas vagas para os alunos das melhores escolas públicas da cidade no Enem. São grandes instituições que estão entre as melhores do Brasil e nós temos que manter o diálogo para verificar uma boa forma de utilização do Enem”, disse Haddad durante entrevista ao programa de rádio Bom Dia, Ministro, da EBC Serviços em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

Foto: Elza Fiúza/ABr

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp