Educação

Presença do Exército na Ufba provoca alarde em alunos; instituição nega operação no local

Divulgação
Alunos usaram as redes sociais para relatar a presença de oficiais do Exército brasileiro no campus da instituição  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 03/05/2019, às 10h17   Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

Alunos da Universidade Federal da Bahia (Ufba) usaram as redes sociais para relatar a presença de oficiais do Exército brasileiro no campus da instituição. O fato gerou estranheza e comoção entre os alunos da instituição. Segundo postagens publicadas na última quinta-feira (2), os militares fotografavam o local e faziam anotações. Estudantes lembraram que a presença dos oficiais foi verificada na mesma semana em que o Ministério da Educação (MEC) anunciou a suspensão de 30% da verba destinada para a entidade, sob a alegações do ministro Abraham Weintraub de que a Ufba estava entre as universidades entusiastas da "balbúrdia".

Procurada pela reportagem, a assessoria de comunicação da Ufba desvinculou a presença dos militares a uma possível operação do Exército na instituição. De acordo com a universidade, um grupo de militares realizou visita técnica à Ufba na última quinta, com o objetivo de utilizar espaços da instituição como local para aplicação das provas do concurso para admissão aos cursos de formação de sargentos.  "O concurso , que acontece em Pavilhões de Aula da Federação (PAF) desde 2014, ocupará neste ano, no dia 04 de agosto, salas dos PAF 1, 3 e 4", afirmou através de nota.

Já o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), José Neto, afirmou que ainda não houve um diálogo oficial com a reitoria a respeito do episódio, mas que uma reunião para tratar do assunto deve acontecer nos próximos dias. Ele admite que a situação provoca desconforto nos estudantes, causando "alarde" e "insegurança". "Essa foi uma situação que nos pegou desprevenido, nos chocou. Nós já imaginávamos que movimentações como essa poderiam acontecer. Seguiremos no diálogo para pensar a segurança na universidade", afirma, contextualizando com o recente corte de verbas anunciados pelo MEC. 

Foto: Reprodução/Twitter

Ele salienta que o DCE seguirá dialogando com a reitoria sobre o modelo de segurança administrativa para a UFBA instituição. Em contato com o BNews, por sua vez, a assessoria de comunicação do Exército confirmou de que a instituição tem o costume utilizar salas de pavilhões da UFBA para aplicação das provas do concurso de sargentos.

*Atualizado às 12h39, de 03/05/2019

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp