Educação

Mais da metade dos alunos de universidades federais são de baixa renda, aponta pesquisa

Reprodução
A Andifes tentará reverter os cortes mostrando que eles podem inviabilizar o funcionamento de algumas universidades  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 06/05/2019, às 06h40   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma pesquisa que está sendo finalizada pela Andifes, a associação que reúne reitores das universidades federais, mostrará que mais da metade dos alunos das instituições são de baixa renda, integrando famílias que ganham por mês menos do que um salário mínimo per capita. A informação é da colunista Mônica Bergamo.

De acordo com a jornalista, o trabalho será apresentado no dia 16 de maio —na mesma data, a Andifes tem reunião marcada com o ministro Abraham Weintraub, da Educação. Weintraub afirmou na semana passada que os cortes de verbas em determinadas universidades ocorriam porque elas promoviam “balbúrdias” e permitiam “gente pelada” dentro do campus. A Andifes tentará reverter os cortes mostrando que eles podem inviabilizar o funcionamento de algumas universidades.

Por meio de nota, a Universidade Federal da Bahia informa que não recebeu, até o momento, qualquer notificação oficial do Ministério da Educação (MEC) acerca de corte orçamentário. Foi verificada a existência de um bloqueio orçamentário no sistema eletrônico de gestão financeira da instituição, que a Universidade espera reverter através do diálogo e das medidas administrativas cabíveis junto ao Ministério.

O bloqueio corresponde a 30% da rubrica de funcionamento, dentro da verba de custeio – destinada ao pagamento de despesas ordinárias, como consumo de água, energia e telefone, manutenção de espaços e equipamentos e pagamento de pessoal terceirizado, entre outras. O valor que aparece bloqueado é de R$ 37,3 milhões e, a se confirmar, terá impacto significativo no funcionamento da Universidade até o final de 2019. "Restrições orçamentárias vêm sendo enfrentadas nos últimos anos, mas sempre de maneira linear, atingindo o conjunto das instituições federais, jamais de modo seletivo", informa a nota. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp