Educação

“A gente precisa se mobilizar, cada um com o que puder contribuir”, convida Bruno Barral para causa autista

Vagner Souza
Prefeitura e AMA assinaram termo de fomentação na tarde desta quarta-feira (10)  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza

Publicado em 10/07/2019, às 18h40   Brenda Ferreira


FacebookTwitterWhatsApp

Durante a assinatura dos convênios da Associação Amigos dos Autistas da Bahia (AMA), na tarde desta quarta-feira (10), o secretário municipal de educação Bruno Barral conversou com o BNews e falou sobre o trabalho desenvolvido pela pasta junto a instituição.

Segundo ele, a secretaria conta com um convênio de cooperação técnica, onde existe uma relação laboral de fornecimento de 33 professores, profissionais dedicados exclusivamente a educação de crianças da rede municipal que vão até a AMA fazer o trabalho de contra turno e complementação do trabalho. “Vamos dizer assim, psico cognitivo como um todo”.

“Temos um segundo convênio que é o que a gente está assinando hoje, que é de repasse de recursos federais para o custeio, a manutenção dos serviços diários, corriqueiros da instituição. A complementação desses dois convênios é que fazem com que tenha uma funcionalidade completa das organizações sociais. Eu vejo hoje como o fechamento da parceria perfeita entre organização social com o suporte do poder público”, explicou Barral.

Embora avalie como positiva toda a parceria, o secretário de educação chamou atenção para as instituições privadas e afirmou que a causa autista deve ser olhado de forma mais próxima. “Eu queria reforçar a importância de que os entes privados venham a ajudar na construção da nossa sede da AMA. A gente precisa se mobilizar, cada um com o que puder contribuir, nós temos hoje 45 mil pessoas com espectro do autismo em Salvador. É um número significativo e que precisa estar incluído tanto nos trabalhos ocasionais de educação como nos trabalhos sociais de inclusão para viver em harmonia”, declarou.

Segundo Barral, a prefeitura, por meio da secretaria também tem parcerias parecidas com outras instituições. “Há dois anos a Secretaria Municipal de Educação tem trabalhado não só com a parte de cooperação técnica de fornecimento de professores, assim como na parte de construção em termos de convênio de regularização e implantação de custeio, que isso que garante a vida própria da instituição e os convênios assinados em termos de políticas públicas, você consegue garantir a perenidade da ação”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp