Educação

Estudantes da rede municipal terão aulas de capoeira no contraturno escolar

Reprodução
inscrições estão abertas até o próximo dia 11 de outubro   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 19/09/2019, às 08h50   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os alunos da rede municipal de ensino de Salvador vão ter aulas de capoeira no contraturno escolar a partir do ano que vem. A medida atende a Lei 9.072/2016, de autoria do vereador Luiz Carlos (Republicanos), que reconhece a capoeira como expressão cultural e esportiva, de caráter educacional e formativo. A implementação da legislação vai ocorrer por meio do Prêmio Capoeira Viva nas Escolas, cujas inscrições estão abertas até o próximo dia 11 de outubro. 

O prêmio, que tem como objetivo promover a salvaguarda e o incentivo à prática artística-esportiva-cultural, vai selecionar contramestres, professores ou instrutores de capoeira para dar as aulas nas escolas de fevereiro a julho de 2020.  Fruto de parceria entre a Fundação Gregório de Mattos (FGM) e a Secretaria Municipal de Educação (Smed), o edital receberá propostas por meio do site Capoeira Viva nas Escolas. 

Serão selecionadas dez propostas, uma por Gerência Regional de Educação (GRE) em cada território de Salvador, através de um financiamento no valor de R$ 40 mil por projeto. Cerca de 2,4 mil alunos devem ser beneficiados. 

“Assim como a capoeira, que esperou muito tempo para ser reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade, nosso projeto, oriundo de diversas reuniões, debates e consultas a mestres e contramestres, também enfrentou diversos obstáculos tanto para o sancionamento da Lei, em 2016, quanto para sua implementação. Mas nunca desistimos!  E agora estou feliz de compartilhar com todos essa vitória”, afirmou Luiz Carlos, que também é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Capoeira.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp