Educação

Prejuízo: Em 60 dias, 265 mil alunos abandonaram as universidades particulares

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
A estimativa é que 11,3% dos estudantes terminem o ano inadimplentes   |   Bnews - Divulgação Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 06/07/2020, às 14h09   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A pandemia do novo coronavírus tem causado um impacto gigantesco em todos os segmentos da economia, e com as universidades particulares brasileiras a situação não é diferente. Nos últimos dois meses, as instituições perderam 265 mil estudantes, segundo informações do Semesp.

O levantamento aponta ainda que a evasão foi 32% maior, se comparada com o mesmo período do ano passado, que registrou 201 mil desistências. A estimativa é que 11,3% dos estudantes terminem o ano inadimplentes ou com mensalidades atrasadas. O mês de maio registrou uma evasão de 14,3%, puxada pelos cursos presenciais. 

Segundo reportagem do Estadão, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) apontou em junho que 82% dos estudantes dizem que a perda de renda foi o principal motivo para interromper os estudos. O levantamento ainda concluiu que 42% dos alunos estão sob o risco de desistir dos estudos - 5% a mais do que o total declarado em março, no início da pandemia.

Mas o cenário pode ficar ainda pior. A captação vai comprometer ainda mais a situação das instituições, já atingidas por queda de 70% nas buscas por cursos superiores, em comparação com o mesmo período em 2019. 

Ambiente x preço

Ainda de acordo com reportagem do Estadão, a migração das aulas físicas para as virtuais sem desconto das mensalidades dos alunos tem impulsionado movimentos estudantis pela redução dos valores, já que, segundo eles, as instituições de ensino viram suas contas de água, luz e manutenção caírem.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp