Educação

Governo federal vai implantar 54 escolas cívico-militares em 2021

Marcelo Camargo/Agência Brasil
O modelo de gestão é uma aposta do governo Bolsonaro que destina R$ 1 milhão para unidades de ensino  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 29/12/2020, às 08h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governo federal vai implantar 54 escolas cívico-militares em 2021 com a meta de chegar até 216 até 2023. Serão duas em cada um dos estados e no Distrito Federal. O modelo de gestão é uma aposta do governo Bolsonaro que destina R$ 1 milhão para unidades de ensino que fazem a adesão. 

Durante seus discursos em defesa do modelo, o presidente criticou os governadores do Nordeste que recusaram a criação de colégios cívicos-militares em seus estados.

"Não existe momento mais gratificante do que este, do que lançarmos uma pedra fundamental para a feitura de uma escola comprovadamente de qualidade. Seria ironia, mas é uma grande verdade, conversando com o ministro Weintraub há pouco sobre as notas do Brasil na prova do Pisa [Programa Internacional de Avaliação de Estudantes]. O Brasil chegou a uma situação na Educação que não pode ser ultrapassada por mais ninguém, porque já estamos no último lugar", afirmou o presidente.

Para participar do programa, as escolas devem ter entre 501 a mil matrículas nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio; atender aos turnos matutino e/ou vespertino; ter alunos em situação de vulnerabilidade social; desempenho abaixo da média estadual no Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica; e contar com a aprovação da comunidade escolar, por meio de consulta pública presencial ou eletrônica.

Matérias relacionadas:

"Se você fez escola cívico-militar, você é de direita", garante ministro da Educação

Bolsonaro cai de cara no chão após marcar gol em jogo beneficente; assista

Crivella recebe autorização da Justiça para ir a velório e enterro da mãe; leia a decisão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp