Educação

Gestão de Bacelar foi responsável pelo nó mais difícil de desatar

Imagem Gestão de Bacelar foi responsável pelo nó mais difícil de desatar
ACM Neto nega a relação entre a má gestão e a saída, mas os fatos estão postos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/08/2013, às 15h14   Luiz Fernando Lima (twitter: @limaluizf)


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito ACM Neto (DEM) comemorou o resultado positivo do grupo de trabalho montado para atacar os 173 itens que mantinham há três anos a cidade de Salvador no CAUC – espécie de SPC para órgãos públicos. Depois de sete meses resolvendo uma a uma as pendências nas mais diversas áreas ainda restava a última.

Para colocar Salvador em condições de firmar convênios com os governos federal e estadual, além de ter autorização para realizar operações de créditos aos diversos bancos de financiamento, Neto precisou sustentar a tese de que os desmandos do antecessor, João Henrique, não poderiam impedir a nova de trabalhar.

Embora prefira contemporizar ao ser instado a comentar o assunto, Neto não pode esconder que o ponto mais difícil de resolver para deixar Salvador com “Ficha Limpa” foi a não aplicação dos 25% da receita na Educação. A área comandada pelo único secretário mantido na mudança de gestão.

João Carlos Bacelar voltou para a Assembleia Legislativa a menos de um mês e neste breve período não foram poucos os problemas que emergiram. Neto voltou a defender o ex-secretário e afirmar peremptoriamente que a exoneração não teve nenhuma relação com a má gestão.

“Já está muito claro que não tem nada a ver. O secretário pediu para sair por motivos próprios e pessoais que não tem nada a ver com isso”, declarou. O gestor voltou a afirmar que tudo que aconteceu até o fim de 2012 é de responsabilidade exclusiva de João Henrique. “Não tenho responsabilidade nenhuma com o que aconteceu lá atrás”.

Três anos
Superado o assunto Bacelar, Neto se mostrou confiante na manutenção da decisão judicial, que é uma liminar. De acordo com o prefeito, a mesma decisão foi obtida por outras prefeituras, pois o Judiciário entendeu que a atual gestão não tem como resolver a questão.

O prefeito destaca que se cercou de instrumentos para não deixar de aplicar os 25% do orçamento na Educação. Após algumas reuniões com representantes da APLB Sindicato, ACM Neto chegou à solução divulgada nesta quinta-feira (22) durante a coletiva à imprensa.

A prefeitura assumiu o compromisso de utilizar toda a verba para Educação. “Se ao final do ano, a gente (prefeitura) apurar que não foi aplicado os 25 %, a diferença será revertida integralmente em abono. Inclusive, o projeto do abono foi encaminhado para a Câmara nesta semana”.

Cumprir com o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) será um dos principais desafios do atual prefeito para manter Salvador com uma cidade "Ficha Limpa”, após três com o nome negativado.

Nota originalmente postada às 20h do dia 22


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp