Educação

Alunos da Ucsal acampam em protesto contra novo reitor

Imagem Alunos da Ucsal acampam em protesto contra novo reitor
Escolha do arcebispo, Dom Murilo Krieger, não satisfaz grupos da universidade  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 21/12/2013, às 10h30   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

Mesmo após debates, reuniões e pedidos dos alunos, professores e funcionários da Universidade Católica de Salvador (Ucsal) para que o atual reitor se mantivesse no cargo, o arcebispo Dom Murilo Krieger escolheu o padre Maurício Ferreira para administrar a entidade nos próximos quatro anos. Contra a nomeação, um grupo de 30 alunos está acampado em frente à cúria da Arquidiocese de Salvador desde a manhã desta sexta-feira (20).

De acordo com um dos membros do Conselho Universitário da Ucsal, Tony Frank, no dia 19 de novembro, o atual reitor José Carlos Almeida foi reeleito por 82% dos votos, com uma diferença de cerca de 3 mil ao segundo colocado – o escolhido pelo arcebispo. “Ele foi escolhido somente por ser padre, mas não foi votado pela maioria. Não há nenhuma justificativa plausível para essa nomeação. Queremos que o arcebispo respeite o resultado das urnas”.

Após as eleições, um conselho universitário enviou a lista tríplice para Dom Murilo, que tem o direito de escolher qualquer um dos três.

Ainda de acordo com o aluno, nesta quinta-feira (19), um grupo de estudantes tentou entregar uma carta e marcar reunião com o arcebispo para informarem o desejo da maioria. Porém, não foram recebidos pelo líder religioso, mas por policiais militares. “Nunca fomos recebidos assim. Ainda, um representante jurídico da cúria, Antônio Figueiredo, nos disse que o arcebispo não iria nos receber naquele momento e em nenhum outro. Vale ressaltar que sempre tivermos uma boa relação Dom Geraldo Magela, mas com esse atual a relação é bem difícil”.

Legislativo – Os deputados estaduais também tentaram convencer o líder religioso a manter o resultado das eleições da universidade. Alunos, professores e funcionários solicitaram à Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, a intervenção dos parlamentares no processo. Entre os 63 deputados, 57 foram a favor da escolha do atual reitor.

Para o presidente da comissão, deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), a escolha poderia ter sido de forma mais harmônica. “Nós respeitamos o direito do arcebispo. Agora houve uma forte movimentação em vários setores da sociedade ponderando a escolha. Mas, ele tem as razões dele, porém realmente contraria todo o apelo dos setores organizados da sociedade. Pedimos na carta que ele ponderasse e fizesse uma transição harmônica. Essa situação poderia ter sido evitada”.

Em nota, a arquidiose anuncia a escolha: “No exercício do direito que o Estatuto da Universidade Católica do Salvador lhe confere, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger escolheu o nome do Prof. Pe. Maurício da Silva Ferreira como Reitor Magnífico da UCSal, para o quadriênio 28/12/2013 a 27/12/2017. Nesta oportunidade, o Grão-Chanceler agradece ao Prof. José Carlos Almeida da Silva pelos serviços prestados à Universidade Católica do Salvador, ao longo do período em que esteve à sua frente, e deseja ao novo Reitor a sabedoria necessária para conduzir a UCSal segundo seus fins, ‘tendo em vista a realidade brasileira e da comunidade baiana, a integração nacional e a promoção dos mais nobres valores humanos” (Art. 2º) – notadamente, “concorrer para o desenvolvimento da comunidade, atenta aos princípios da solidariedade e de respeito à dignidade e às liberdades essenciais da pessoa humana’”.

Novo reitor - Nascido em 01 de janeiro de 1973, na capital do Estado, Mauricio Ferreira é filho de Antonio Carlos Ferreira e Cecília da Silva Ferreira, naturais de Santo Amaro - Ba, cidade que lhe marcou a infância e a formação cultural. Estudou o ensino fundamental no Colégio Miguel Calmon (SESI – Largo do Retiro), e o ensino médio no Centro Integrado Anísio Teixeira (Caixa D’água – Salvador), curso de Auxiliar Técnico de Arquitetura. Mauricio Ferreira entrou no Seminário São João Maria Vianney em 1993, no ano seguinte inicia o Bacharelado em Filosofia na UCSal. Em 1996 segue para Roma - Italia, onde fez graduação em Teologia, curso concluído em 1999, ano que retorna ao Brasil para concluir sua formação na Igreja,  sendo ordenado em 03 de Junho de 2000. Até 2002 ocupa o cargo de pároco na Paróquia de São Francisco de Assis (Boca do Rio). Neste mesmo ano inicia o mestrado em Roma (tese em Direitos Humanos). Em 2011, escreveu “Nos passos de Cristo: Uma reflexão ética sobre a via-crucis”, pela editora O Lutador (Belo Horizonte), ano em que se torna membro da Comissão de Doutrina da Fé da CNBB e é nomeado Reitor do Seminário central São João Maria Vianney, cargo ocupado até o final de 2013.

Nota originalmente postada às 18h do dia 20

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp